Descubra como restaurar ou modificar as permissões dos seus arquivos

Se você é um usuário preocupado com a privacidade e a segurança de suas informações, com certeza evita usar computadores compartilhados ou salvar dados importantes neles. Caso não haja outro jeito, uma forma de impedir que outras pessoas tenham acesso a informações importantes é alterar a permissão dos arquivos, de modo que eles não poderão ser executados.  

As permissões podem ajudar — e muito  na hora de proteger arquivos de serem apagados, editados ou simplesmente abertos por pessoas indevidas. Aliás, elas estão mais presentes do que você imagina; basta lembrar da última vez que você foi instalar um programa e, quando executar o arquivo de instalação, a primeira coisa que apareceu na tela foi uma janela pedindo permissão do administrador para que o programa fizesse modificações no sistema. 

 

Mas, afinal, o que é essa permissão? Quem pode alterá-la? Será que funciona em qualquer versão do Windows? Calma, nós vamos explicar tudo isso. Veja: 

Entendendo o que são as permissões 

À primeira vista, parece que a permissão de acesso a um arquivo é algo complexo, mas só parece mesmo. Na verdade, as permissões são simplesmente privilégios concedidos a apenas algumas unidades do sistema, como usuários ou grupos, para que somente eles realizem alguma tarefa  como abrir ou modificar um arquivo, conforme mencionamos. Assim, você pode deixar que o usuário abra algum arquivo de texto, por exemplo, mas negar que ele tenha as permissões necessárias para realizar alguma alteração no arquivo ou apagá-lo. 

Esse mecanismo de segurança evita que modificações acidentais  ou intencionais  sejam feitas em arquivos ou pastas, o que ajuda a manter a privacidade e a integridade dos dados do usuário. Vale lembrar que, mesmo que as permissões de acesso sejam concedidas, elas podem ser modificadas posteriormente.  

 

Porém, acontece que, depois ficar alterando uma permissão aqui e outra ali, talvez o arquivo simplesmente não funcione mais da forma correta, ou pior: você pode perder o acesso a ele, por não ter a permissão necessária. Complicado, né? Mas, calma. Caso isso tenha acontecido com você, saiba que não é preciso alterar um arquivo por vez.  

Arrumando as permissões  

Há um programa que pode ajudar você no momento de restaurar as permissões dos arquivos quando parecer que não tem mais jeito. Trata-se do Reset Permission, que pode ser baixado pelo site oficial clicando aqui.  

 

  • Depois de finalizar o download, extraia o arquivo. É preciso colocar a senha lallouslab para realizar a extração.
  • Agora, execute o programa.
  • Clique na opção “Choose folder” para selecionar a pasta onde será feita a restauração.
  • A opção “Reset files permission” serve para restaurar as permissões dos arquivos.
  • Caso seja necessário tomar propriedade dos arquivos, clique em “Take Files Ownership”.
  • Por fim, caso você queira que essas opções se apliquem a todos os diretórios, selecione a opção “Apply for All sub directories”.
  • Depois de realizar os ajustes necessários, volte ao programa e clique em “Go”. 

Dicas úteis 

Quando o processo for finalizado, será mostrada uma janela com uma mensagem indicativa. Caso você precise fazer mais de uma alteração, o ideal é que seu primeiro passo seja sempre restaurar as permissões necessárias, para só depois alterá-las.

Vale lembrar que o programa Reset Permission utiliza o mesmo processo que o Windows na hora de restaurar ou modificar as permissões dos arquivos. Por isso, é importante que você esteja logado na conta de Administrador.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *