Google Chrome faz downloads paralelos para baixar arquivos mais rápido

Alguns programas especializados conseguem fazer downloads paralelos, isto é, baixam diferentes partes de um mesmo arquivo ao mesmo tempo para acelerar o processo. O Google Chrome está adotando esse recurso.

Quando um arquivo for baixado por mais de dois segundos, o Chrome cria 3 conexões ao servidor de origem, como explica o XDA Developers. O navegador obtém partes diferentes do mesmo arquivo, para então uni-las quando o download terminar.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O download ficará perceptivelmente mais rápido se o arquivo for grande, e se o servidor tiver suporte adequado a trabalhos paralelos. No caso de documentos menores, você não deve notar muita diferença.

O recurso foi habilitado para todos os usuários que rodam o Chrome 64 e superior. No momento, isso consiste apenas nos canais Dev e Canary. Se você estiver no Beta, pode habilitar os downloads paralelos copiando e colando isto na barra de endereços:

chrome://flags#chrome-parallel-download

Caso você esteja usando o Chrome estável e não queira mudar para outro canal, basta aguardar: a versão 64 deve chegar para todos no final de janeiro.

O download paralelo está disponível no Windows, Mac, Linux, Chrome OS e Android — nada do iOS por enquanto.

Com informações: XDA Developers, SlashGear.

Google Chrome faz downloads paralelos para baixar arquivos mais rápido

via Tecnoblog

Deixe uma resposta