Microsoft revela que Windows 10 está em 600 milhões de dispositivos

Durante a reunião anual de acionistas, Satya Nadella — CEO da Microsoft — divulgou uma estatística importante sobre o Windows 10: existem 600 milhões de dispositivos ativos com o sistema ao redor do mundo.

Isso inclui PCs, tablets, Xbox One, headsets HoloLens, dispositivos Surface Hub e até mesmo smartphones. “Dispositivos ativos” significa que eles foram usados nos últimos 28 dias; é uma medida mais precisa do que o número de instalações, por exemplo.

De tempos em tempos, a Microsoft atualiza essa estatística para dar uma ideia do alcance do Windows 10. Reunimos no gráfico abaixo a evolução da base de usuários ao longo do tempo. Repare que o ritmo desacelerou desde julho de 2016; é quando terminou a atualização gratuita para o sistema em PCs:

Há alguns anos, a Microsoft tinha um objetivo bem ambicioso para o Windows 10: um bilhão de dispositivos rodando o sistema até 2018. Na época, ela ainda prometia atualizar todos os Windows Phones para o Windows 10 Mobile, algo que não ocorreu.

“Devido ao foco de nossa divisão de hardware para smartphones, vai demorar mais tempo” para atingir essa meta, disse a Microsoft algum tempo depois. O Windows 10 Mobile não deve receber novos recursos daqui para a frente, apenas correções de bugs e atualizações de segurança.

Brincando um pouco no Excel e extrapolando os números (com funções lineares e logarítmicas), estimamos que um bilhão de dispositivos devem rodar Windows 10 no segundo semestre de 2019.

Com informações: The Verge.

Microsoft revela que Windows 10 está em 600 milhões de dispositivos

via Tecnoblog

Deixe uma resposta