Duolingo agora ensina mandarim, o idioma mais falado do mundo

O Duolingo é uma das maiores plataformas para aprender uma nova língua, com 170 milhões de usuários ao redor do mundo. Há vários motivos para este sucesso: o app é gratuito e adota elementos de jogos, como níveis para completar e habilidades para desbloquear.

Este ano, o Duolingo vem resolvendo uma de suas principais limitações: a ausência de idiomas asiáticos. Ele já ganhou suporte a japonês e coreano; agora, é a vez do chinês.

O mandarim pode ser difícil porque é preciso memorizar centenas, senão milhares, de caracteres para conseguir ler no idioma. O curso do Duolingo ensina os quase 1.000 logogramas mais comuns.

Além disso, a pronúncia pode mudar o sentido de uma palavra: por exemplo, dependendo de como você fala “ma”, isso pode ser “mãe”, “cavalo” ou “irritar”. Por isso, as aulas têm exercícios específicos para ensinar os quatro tons do mandarim, e também para distinguir um do outro. Então, você poderá se aventurar em temas como saudações, alimentação, saúde e esportes.

Existem 1,09 bilhão de pessoas que têm o mandarim como primeiro ou segundo idioma — mais do que o próprio inglês (983 milhões). A maioria delas está na China, mas dado o papel que este país exerce na economia global, pode valer a pena investir nesta língua.

Masato Hagiwara, do Duolingo, explica no blog oficial:

Como a China é um importante centro comercial e financeiro, muitas pessoas se beneficiarão ao aprender frases focadas em negócios para se comunicar mais eficazmente em situações profissionais. Nosso curso… ensina frases práticas como “Você leu o contrato que enviei?” e “Nós gostaríamos de investir em sua empresa”.

As aulas de mandarim estão disponíveis em inglês no Duolingo para iOS, Android e web. Geralmente, a plataforma começa oferecendo cursos inglês-outra língua para então incluir mais idiomas.

Alternativas

Se você quer um curso português-mandarim baseado em aplicativo, há duas opções muito boas. O HelloChinese — para iOS e Android — tem os mesmos elementos de gamificação do Duolingo, ensina a escrever os caracteres em chinês, e possui reconhecimento de voz para corrigir sua pronúncia. O curso é gratuito, e permite salvar as lições para estudar offline.

Temos também o ChineseSkill para iOS e Android. Ele é gratuito e permite salvar as lições offline. Além disso, o app oferece lições de imersão, com diálogos entre nativos para você se habituar ao idioma. No entanto, um ou outro elemento da interface estará em inglês.

O Duolingo tem um curso inglês-japonês. Se você está interessado em aulas português-japonês, dê uma olhada no LuvLingua para iOS e Android. A interface não é das melhores, mas você poderá aprender algumas palavras e também a gramática.

Com informações: Duolingo, The Next Web, Mashable.

Duolingo agora ensina mandarim, o idioma mais falado do mundo

via Tecnoblog

Uma resposta para “Duolingo agora ensina mandarim, o idioma mais falado do mundo”

Deixe uma resposta