Mix de grafeno e prata pode dar vida à tela de smartphone inquebrável

Os problemas com telas quebradas de smartphones podem estar com os dias contados. Ao menos no que depender dos estudos desenvolvidos na Universidade de Sussex, na Inglaterra, onde um grupo de pesquisadores misturou grafeno e nanofios de prata para criar um display “inquebrável”.

O produto seria capaz de superar em vários aspectos as telas atuais, compostas de filmes condutores feitos de óxido de estanho de índio (ITO). ITO tem outro problema grave além da fragilidade: ser feito de índio, um mineral raro (e, portanto, caro para ser obtido). Assim, a tela a tela de prata e grafeno seria superior no quesito resistência e também quando se fala em condutividade.

Apesar de a prata também ser um material raro e de extração bastante cara, o produto desenvolvido pelos pesquisadores de Sussex consegue se sair melhor do que os concorrentes atuais custando apenas uma fração do seu valor. Isso é possível porque o grande protagonista da combinação é o grafeno, com os nanofios de prata representando apenas uma pequena parte do produto, tornando tudo mais acessível.

Tela inquebrávelTela inquebrável pode ser feita de grafeno e prata.

“Apesar de os nanofios de prata já terem sido usados em telas sensíveis ao toque anteriormente, ninguém tentou combiná-los com grafeno”, afirmou o professor Alan Dalton, da Universidade de Sussex. “O interessante sobre o que estamos fazendo é a forma como colocamos a camada de grafeno por baixo. Nós elevamos as partículas de grafeno para a superfície da água, então as coletamos com um carimbo de borracha, algo como um carimbo de batata, e as depositamos sobre o filme de nanofios de prata no padrão que quisermos”, explicou.

Apesar de ter um ar quase artesanal, Dalton afirma que a técnica é facilmente escalável para permitir uma produção de grande volume das telas de prata e grafeno. Mas é claro que tudo aqui ainda é bem incipiente e deve demorar um pouco até que as primeiras telas baseadas na tecnologia de Sussex cheguem ao mercado. Mesmo assim, é interessante ver essa evolução sendo encaminhada.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: