Samsung está pronta para fabricar chips de 8 nm

A miniaturização dos transistores não parou: a Samsung anunciou nesta quarta-feira (18) que seu processo de fabricação de chips FinFET de 8 nanômetros está pronto. E três meses antes do esperado: a expectativa da empresa era que a qualificação só acontecesse em 2018.

O processo se chama 8LPP (Low Power Plus). Ele é baseado na tecnologia de produção de chips de 10 nanômetros que já está sendo utilizada no Snapdragon 835 e no Exynos 8895, por isso, a Samsung afirma que a fabricação dos novos chips pode ser escalada rapidamente.

E o que isso significa na prática? Basicamente, os novos chips poderão consumir até 10% menos energia que os de 10 nm e ocupar um espaço até 10% menor — o que indica smartphones mais finos (não!) ou com baterias que durem mais (por favor!). Além disso, os processadores poderão ser adotados em servidores, máquinas de mineração de criptomoedas e outras aplicações de alto desempenho.

A Samsung confirma ao ZDNet que a Qualcomm vai utilizar a tecnologia de 8 nm da empresa, sem comentar detalhes (Snapdragon 845?). No futuro, a fabricante sul-coreana trabalhará em uma nova litografia de 7 nanômetros (!), com um processo baseado em radiação ultravioleta.

Samsung está pronta para fabricar chips de 8 nm

via Tecnoblog

Deixe uma resposta