Domínio “sampa.br” está no ar e você já pode registrar o seu

A partir desta segunda-feira (16), os usuários de Internet poderão registrar os nomes de seus negócios, profissões, prestações de serviços, ideias, entre inúmeras opções, sob o "sampa.br". O nome representa o município de São Paulo (SP) entre os Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias) criados e mantidos pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para cadastrar os domínios de interesse associados ao apelido da cidade, basta acessar o site do Registro.br.

O nome "sampa.br" – assim como "jampa.br", "floripa.br", "poa.br", "vix.br", "recife.br", entre outros DPNs – foi criado pelo NIC.br a partir da chamada de sugestões, em que usuários de Internet preenchem um formulário on-line e indicam o nome ou apelido pelo qual a cidade é tratada e reconhecida. "Para o NIC.br, é de suma importância manter o diálogo aberto e consultar as preferências da comunidade antes de ampliar as opções para o registro do ‘.br’", explica Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

Pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas no Brasil podem registrar domínios como "meunome.sampa.br", "minhaempresa.sampa.br", "minhaideia.sampa.br", entre outras diversas possibilidades. Todas as regras para o registro dos domínios ".br" estão disponíveis no site. Com a criação do "sampa.br", o NIC.br encerra a chamada de sugestões para São Paulo (SP).

Novos DPNs

O processo continua aberto, no entanto, para outras localidades com mais de 500 mil habitantes que ainda não tiveram DPNs criados (veja a relação no site da campanha). O NIC.br reforça que não há premiação ou remuneração – o objetivo é receber contribuições espontâneas de apelidos e nomes já consagrados para novos domínios de cidades. A divulgação dos próximos DPNs acontecerá por meio do site oficial do NIC.br.

via Canaltech

Deixe uma resposta