Apple Watch salva a vida de americano ao detectar embolia pulmonar

Apesar de a nova versão do gadget apresentar alguns contratempos para os usuários, o Apple Watch continua sendo mais um produto da Maçã que deu certo e que deixa a empresa cada vez mais próxima do seu projeto de um ecossistema tecnológico de saúde para o consumidor. Prova disso é que um norte-americano de 28 anos acabou tendo a sua vida salva graças ao vestível.

O caso reportado pelo site Cult of Mac conta que o nova-iorquino James Green descobriu que tinha algo errado com a sua saúde por conta das informações coletadas (e exibidas) pelo equipamento. O rapaz é usuário do smartwatch há dois anos e se considera um maníaco por dados, utilizando o brinquedinho para monitorar suas atividades físicas, alimentação, qualidade de sono e, claro, frequência cardíaca.

Foi exatamente esse último recurso que alertou Green a tempo de ele perceber que estava com um quadro de embolia pulmonar. Graças ao longo histórico de informações capturadas pelo relógio e ao recente update para o watchOS 4 – que aprimora ainda mais a leitura e a análise cardíaca –, o rapaz foi notificado que seus batimentos estavam mais altos do que o normal e pôde ir ao médico para confirmar suas suspeitas.

Como um dos principais sintomas da doença é a aceleração da frequência cardíaca – por conta da obstrução de uma ou mais artérias do pulmão – o alerta automático do Apple Watch foi essencial para o diagnóstico prévio. Além disso, o norte-americano afirma que “foi bem legal abrir o app Saúde e mostrá-lo aos médicos, dando mais dados para que eles possam trabalhar”. Em seu perfil no Twitter, ele ainda concluiu: “nunca achei que esse computadorzinho estúpido no meu pulso, que eu comprei há dois anos, pudesse salvar a minha vida”.

Tecnologia a serviço da vida

Embora isso possa ter sido uma surpresa para Green, há inúmeros casos de pessoas que foram salvas pelo aparelho ou que, de uma forma ou outra, vivem uma vida mais saudável por conta dos seus recursos. Pudera, a Apple trabalha ativamente nesse sentido há um bom tempo e já reconheceu o potencial do seu relógio inteligente em uma compilação de depoimentos de clientes. Confira a peça abaixo:

VIDEO

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: