Empresa cria “GPS para interiores” com roteadores WiFi e precisão de 2 cm

Uma startup chamada Origin Wireless lançou recentemente um novo sistema capaz de determinar a posição de pessoas em ambientes internos apenas usando o sinal WiFi desses locais. A novidade foi intitulada de “Time Reversal Machine” e funciona essencialmente como um radar, medindo a perturbação que pessoas e outros objetos causam nas ondas eletromagnéticas emitidas pelos roteadores para internet sem fio.

Para funcionar, o Time Reversal Machine precisa de, pelo menos, dois roteadores no ambiente. O primeiro serve como emissor do sinal, chamado de “Origin”, e o segundo vira um “Bot”. O aparelho principal emite uma série de ondas para o secundário, que mede o tempo que leva para esses sinais chegarem. Quando alguma pessoa está no ambiente, ela perturba o caminho original, o que faz com que o sinal precise ser refletido em paredes e acabe chegando mais tarde ao destino. É essa diferença no tempo de chegada que determina a posição do indivíduo no ambiente.

VIDEO

O Time Reversal Machine faz 50 medições por segundo e, por isso, consegue precisão de algo entre 1 e 2 cm

O Time Reversal Machine faz 50 medições por segundo e, por isso, consegue precisão de algo entre 1 e 2 cm, mais de cem vezes mais eficiente do que sistemas de navegação por interiores similares. Para conseguir esse nível de sucesso, a Origin Wireless utiliza inteligência artificial para encontrar os padrões entre o tempo de chegada das ondas aos roteadores secundários e o posicionamento das pessoas no ambiente.

Essa novidade pode ser utilizada para diversos fins, mas a que podemos entender como a mais popular em um futuro próximo é a navegação de pessoas dentro de shoppings, aeroportos, museus e outros estabelecimentos de grandes proporções. Imagina ter um sistema de navegação tão preciso como esse te levando até o seu portão de embarque em um aeroporto desconhecido? Você economizaria tempo e teria informações muito confiáveis na palma da mão.

Aplicações domésticas

Além disso, existem possíveis aplicações domésticas para o Time Reversal Machine. Ele poderia ser integrado à rede WiFi de uma casa para questões de segurança e saúde. Durante a noite, por exemplo, o recurso poderia ser integrado ao sistema de segurança para detectar movimento interno e alertar os moradores sobre uma possível invasão. A precisão do Time Reversal Machine é tão grande que ele consegue inclusive detectar a respiração de uma pessoa dentro de casa, bem como movimentos bruscos.

Se um idoso leva um tombo, as pessoas responsáveis por cuidar dele podem ser alertadas

Se um idoso leva um tombo, por exemplo, as pessoas responsáveis por cuidar dele podem ser alertadas. Se uma criança acorda durante a noite e começa a se debater e chorar no quarto, os pais do bebê podem ir até lá sem precisar usar câmeras ou rádios. Em outras palavras, o uso do sinal WiFi permite que as pessoas mantenham sua privacidade e, ainda assim, tenham segurança em casa.

Ainda não existem previsões para quando a Origin Wireless vai começar a implantar seu Time Reversal Machine em roteadores por aí, mas é provável que a startup faça parcerias com fabricantes de roteadores para mandar a tecnologia embutida de fábrica nos seus dispositivos.

Equipamento necessário

Basta uma atualização de firmware em qualquer roteador que funcione na banda dos 5 GHz nos padrões 802.11a, 802.11n ou 802.11ac. O processamento via inteligência artificial pode ser feito em nuvem, diretamente nos servidores da empresa, mas isso faz com que haja um delay de 5 segundos no retorno de uma posição.

Isso é bastante aceitável para aplicações domésticas, mas não para comerciais, que precisam mostrar para seus usuários/clientes seu posicionamento em tempo real. Para eliminar esse atraso, os estabelecimentos teriam que implementar um processamento local de posicionamento, o que poderia requerer computadores relativamente poderosos para rodar algoritmos de inteligência artificial em grande escala.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: