Como lavar um carro perfeitamente

(Gil Tokio/Superinteressante)

1. As preparadas

Antes de começar, é preciso escolher o lugar certo: na sombra. Lavar o carro ao sol é um risco, porque o sabão pode secar e estragar a pintura. Suas ferramentas de trabalho serão dois baldes, sabão neutro, duas esponjas, panos macios que não soltem fios ou de microfibra, pincel, cera em pasta e pretinho (aprenda a receita no item 3).

2. Sobe e desce

Não tente lavar o carro todo de uma vez, para não manchar a pintura. Lave-o por partes e de cima para baixo. Dilua bem o sabão neutro ou xampu especial para carros na água até formar bastante espuma. Detergente nem pensar. Após a limpeza, use um pano para secar tudo direitinho.

3. Roda roda roda

Use outro pano para limpar as rodas e pneus. O pneu pode ser limpo com sabão e escova. Na calota, é melhor usar um pincel ou escova com cerdas macias para não arranhar. Para deixar os pneus brilhantes, existem produtos conhecidos como “pretinho”. Dá para fazer uma versão caseira: misture glicerina (100 ml), álcool (50 ml) e água (50 ml).

4. Lado de dentro

Tire os tapetes e passe aspirador. Se estiver com lama, limpe com esponja e sabão do lado de fora e deixe secar na sombra. Quanto aos bancos, use um aspirador de pó para tirar migalhas e poeira do estofado e nas brechas. Depois, use uma escova seca para limpar. No painel, passe um pano úmido com água (nada de álcool!).

5. Que cera será?

Para quem realmente gosta de proteger o carro, vale passar cera após cada lavagem. O mais indicado é cera em pasta. Além de proteger a pintura, ela também facilita a remoção da sujeira nas próximas lavagens. Passe em movimentos circulares e depois, com outro pano, limpe o excesso até ficar brilhante.

6. O jornal não morreu

Limpe os vidros com um pano macio umedecido com água ou limpa-vidros. Se o vidro traseiro tiver desembaçador, passe o pano com calma para não estragá-lo e use apenas água. Agora a dica de ouro: use jornal para secá-lo. Sua mão vai ficar preta, mas o vidro fica brilhando.

 

Fontes: Carlos Fernandes, especialista em limpeza de carros; Lava Já e Luis Paulo Patrício, da Kroy Wash.

via Superinteressante

Deixe uma resposta