Antes de enviar humanos a Marte, NASA levará astronautas à Lua novamente

Segundo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, missão tripulada à superfície lunar melhor preparará agência para conquistar planeta vizinho

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou nesta quinta-feira (05/10) que o governo norte-americano planeja enviar humanos de volta à Lua. Trata-se, segundo Pence, de uma missão que melhor preparará o país para a exploração de Marte e outros planetas do nosso Sistema Solar.

Os novos planos vão contra o que o ex-presidente Barack Obama defendia. Ele rejeitava a ideia de concentrar esforços e verba para enviar astronautas à Lua. “Nós já estivemos lá”, dizia ele. 

Durante sua administração, Obama havia aprovado o desenvolvimento de um grande foguete,  o Space Launch System, e a cápsula espacial Orion. No entanto, ao assumir o poder Donald Trump descartou o projeto que usaria tais sistemas quando ficarem prontos.

Em um discurso realizado no Museu Nacional Smithsonian do Ar e do Espaço, no estado da Virginia, o vice de Trump disse que política espacial dos EUA perdeu a sua vantagem e precisa se reafirmar. 

“O presidente nos encarregou de estabelecer as bases para que os Estados Unidos mantenham uma presença humana comercial constante na órbita terrestre. A partir daí, voltaremos nossa atenção para nossos vizinhos celestiais”, disse Pence que não apresentou um cronograma ou números sobre o financiamento.

Era 1972 quando a sexta e última missão da NASA levou astronautas para a Lua. Durante a Apollo 17,  Eugene Cernan e Harrison Schmitt passaram 75 horas sobre a superfície lunar. 

 

 

via IDG Now!

Deixe uma resposta