Uber usa dicas em Libras para facilitar comunicação com motoristas surdos

A Uber lançou nesta semana uma nova funcionalidade para seu aplicativo que dá dicas básicas em Libras para facilitar a comunicação entre passageiros e motoristas que tenham surdez ou algum tipo de dificuldade de audição. A novidade já está disponível para usuários do iOS nos Estados Unidos e deve chegar ao restante do mundo, bem como outras plataformas, em breve.

A iniciativa faz parte de uma campanha do governo dos EUA para aumentar a conscientização sobre a surdez e outras deficiências auditivas. A Uber é parte integrante disso, por ser considerada uma das empresas que mais facilita a entrada de pessoas que tenham problemas desse tipo no mercado de trabalho, permitindo que elas dirijam e indicando a existência de condições para um passageiro por meio de um ícone especial quando uma corrida é encontrada.

É justamente a partir deste ícone que estarão as indicações em Libras. Dicas básicas ensinam os usuários a dizerem “olá”, “bom dia” e “obrigado”, além do próprio nome. As instruções aparecem em formato .GIF, com animações que devem ser copiadas pelo passageiro de forma a criar um clima mais agradável durante a prestação do serviço.

Apesar de esta ser a primeira vez que funcionalidades voltadas à deficiência auditiva estão disponíveis aos passageiros, recursos do tipo para os motoristas estão presentes há anos. Para eles, o Uber conta, por exemplo, com um modo que substitui as notificações sonoras de novas corridas por vibrações e piscadas da tela, enquanto usuários que tentarem telefonar para os colaboradores são instruídos a enviarem mensagens de texto por conta do problema auditivo do condutor.

A Uber não divulga números específicos, mas afirma ter milhares de motoristas surdos ou com algum tipo de problema de audição em todo o mundo. Com a novidade, ela espera aproximar as pessoas e, acima de tudo, dar mais tranquilidade aos passageiros, que podem se sentir intimidados com isso.

via Canaltech

Deixe uma resposta