Cuidado, o Google apaga seus backups sem te avisar antes

Com a nossa vida cada vez mais digital, surgiu a necessidade do backup, o ato de manter uma cópia das nossas informações – física ou na nuvem – caso as versões originais se percam. Muita gente passa por maus bocados por ter deixado de fazer backup de suas coisas, ou por ter perdido algo. Mas o Google levou isso para outro patamar.

Um usuário de nome Tanglebrook, proprietário de um Nexus 6P relatou seu caso no Reddit. De acordo com ele, que precisou devolver seu Nexus até arranjar um novo Android e utilizou um iPhone enquanto isso, estava tudo indo bem,pois as informações de seu Nexus estavam em um backup na nuvem, em sua conta do Google.

backup account android

Não está escrito nada por aqui / © AndroidPIT

Semanas depois, após conseguir um novo aparelho Android, Tanglebrook precisou acessar seu backup para ter de volta informações como senhas de contas, serviços e WiFi, dados de app, configurações do Android e outros dados que o Google armazena. Mas qual foi sua surpresa quando ele reparou que não havia mais nada guardado nos servidores da empresa? Sem entender o que tinha acontecido, ele recorreu à Ajuda do Google e encontrou a explicação nesse link:

O que acontece quando o backup expira? O backup só permanecerá se você usar seu dispositivo. Se você não usar seu dispositivo por duas semanas, talvez veja uma data de vencimento abaixo do backup. Exemplo: “Expira em 54 dias”

Por causa disso, Tanglebrook perdeu todas as suas informações guardadas. A ação do Google é até lógica, uma vez que não é bom ocupar o espaço dos seus servidores com informações que não serão mais acessadas. Porém, o que o usuário ressaltou, e que faz todo o sentido, é que para evitar situações como essa bastaria o Google enviar um email às pessoas informando que seu backup está para expirar. Ou, ainda, oferecer a opção de o usuário armazenar o backup em seu Google Drive, ocupando espaço particular, e não o do Google.

Por isso, fica o alerta. Essa é uma informação que não está acessível facilmente, e provavelmente muitos ainda terão esse problema. Para evitar que isso aconteça com você, acesse seu dispositivo Android regularmente, ao menos uma vez a cada duas semanas, para que seu backup não entre na fila da morte.

Você já teve esse problema? Usa o backup do Google?

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Deixe uma resposta