Nada de 7 nm? MediaTek estaria abandonando ‘corrida pelo menor chip’

De acordo com fontes anônimas do Digitimes, a taiwanesa MediaTek estaria abandonando a “corrida pelo menor chip top de linha mobile”. Ao que parece, a empresa pausou o desenvolvimento do suposto Helio X40 para focar na criação de chipsets intermediários com litografia de 12 nm. Não sabemos, entretanto, se essa pausa será definitiva ou se durará apenas algum tempo. Contudo, as fontes da publicação afirmam que não haverá um processador da MediaTek na casa dos 7 nm no ano que vem.

Uma das razões que podem ter encorajado a empresa a tomar essa decisão seria a queda na participação de mercado dos produtos da marca em 2016. Ou seja, a MediaTek perdeu espaço para Qualcomm, Samsung e outras fabricantes do segmento de chipsets mobile.

Melhorar as contas

No ano passado, a margem bruta da companhia — a rentabilidade média das vendas depois de impostos — registrou o menor nível da história para a empresa, chegando a 35,6% mesmo com as receitas batendo recordes. Ou seja, a MediaTek estava vendendo bastante, mas não o suficiente para superar com uma folga saudável seus gastos operacionais e com desenvolvimento.

A companhia vai trabalhar apenas em seus processadores da Helio P e deixar os Helio X de lado por um tempo

Dessa maneira, trabalhar apenas com chips intermediários, que não requerem tanta pesquisa e podem ser melhorados significativamente em pouco tempo, pode ser uma saída para equilibrar as contas. Em relatórios anteriores, o CEO da MediaTek Rick Tsai chegou a dizer que havia um plano para impulsionar a margem bruta da empresa em 1% ou 2% a cada trimestre para que, na segunda metade do ano que vem, esse indicador volte a ficar entre 37% e 39%.

Em outras palavras, a companhia vai trabalhar apenas em seus processadores da Helio P e deixar os Helio X de lado por um tempo, pelo menos é o que dizem as fontes do Digitimes. Não há como prever, entretanto, se a MediaTek conseguirá voltar a concorrer no segmento dos top de linha caso fique muito tempo afastada.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: