Celular LG K4 Novo – review/análise [vídeo]

Buscando atender a uma grande gama de consumidores, a LG trabalha com várias linhas de smartphones, que vão desde o mais básico até o mais robusto.

Enquanto a família G é famosa pelo luxo e pelo desempenho de primeira, a série K é mais conhecida por entregar o essencial a um preço acessível.

Este é o caso justamente do LG K4 Novo, um aparelho compacto que conta com hardware simples, câmeras de qualidade razoável e alguns recursos requisitados pela maioria dos consumidores.

Como você pode ver pelo nome, este aparelho é uma atualização de outro que já existia no Brasil. A principal novidade do LG K4 Novo é a tela maior, mas há outras funcionalidades que foram adicionadas e podem chamar a atenção, ainda mais num celular barato. Vamos conferir!

Especificações

Especificações do LG K4 Novo

Design conhecido

Como já era de se esperar, a LG apostou num design para o K4 Novo que “conversa” com a linha do produto e também com seu antecessor. O novo modelo é simples, mas não deixa de ter um visual agradável. No bom português, ele é um aparelho bonitinho, tanto pelo conceito como um todo quanto pelo acabamento.

Com cantos arredondados e bordas cromadas, ele chama a atenção e se encaixa perfeito na mão. Os espaços ao redor da tela garantem bom respiro e evitam que os dedos fiquem em cima da tela na hora da jogatina ou das fotos. A parte frontal é extremamente simples e apresenta apenas o logotipo da LG.

LG K4 Novo

O LG K4 Novo está disponível nas cores titânio e chocolate, tons que se diferenciam bastante de outros modelos concorrentes. A textura na parte traseira garante uma pegada agradável e deixa o celular mais atraente. Por ser um aparelho mais simples, ele parece bem frágil, mas pequenas quedas não devem causar grandes danos.

Vale notar que a LG optou por um desenho bastante sugestivo na parte traseira. Logo abaixoo da câmera, há um elemento redondo que se assemelha muito com um leitor de digitais, mas não se deixe enganar, pois este item é apenas um botão de função, para ligar o aparelho e fazer o bloqueio e desbloqueio da tela.

Tela de bom tamanho

Conforme comentamos, o grande diferencial do LG K4 Novo é a tela que aumentou meia polegada em relação ao antecessor. Para quem gosta de aparelhos enormes, essa mudança não quer dizer muita coisa, já que o display de 5 polegadas ainda é bem modesto. Todavia, para aqueles que preferem telas menores, essa pequena vantagem pode ser interessante para curtir jogos, filmes ou mesmo para navegar no sistema.

LG K4 Novo

Gostamos bastante da qualidade do display, principalmente pelo colorido que entrega imagens chamativas. As regulagens de brilho e contraste funcionam muito bem, mas falta fidelidade de cores em alguns casos, principalmente quando o display é visto de lado (algo que pode acontecer facilmente em qualquer jogo).

Agora, para quem é exigente, a resolução baixa da tela pode ser um grande problema. É normal aparelhos de entrada terem displays mais simples, então não é bem uma reclamação, mas apenas uma observação de que essa limitação pode incomodar em vários momentos. A baixa qualidade é visível até no wallpaper.

Sistema e Interface

Já faz algum tempo que as principais marcas estão abandonando grandes alterações na interface do Android para dar vez ao design original do software. A LG não abandonou totalmente os truques que desenvolveu para o robozinho nesses tantos anos, mas o visual do sistema está muito similar ao padrão da Google.

Apesar do acerto neste ponto, a fabricante não deu muita atenção para a questão da versão do sistema. Talvez por ser um dispositivo de baixo desempenho, a LG optou por não lançar o K4 Novo com o Android Nougat. Assim, este celular chega um pouquinho defasada. Contudo, pode ficar tranquilo, pois esta versão do sistema roda muito bem e oferece várias facilidades.

Desempenho

Bom, considerando a proposta deste celular, a fabricante optou por um hardware bastante simples, porém similar ao de smartphones concorrentes. Assim, o LG K4 Novo tem uma configuração equilibrada para um modelo de entrada, mas é claro que os componentes escolhidos para este aparelho entregam uma performance limitada.

Dessa forma, o LG K4 Novo não deve entregar uma experiência incrível no Android. Em nossos testes, o aparelho apresentou lentidão em alguns casos, principalmente na hora de trocar de apps. Em parte, a culpa é do processador quad-core de 1,1 GHz. Todavia, tudo indica que o grande limitador aqui é a memória RAM de 1 GB, que é pouco para rodas múltiplos programas.

LG K4 Novo

Outra questão que pode incomodar um pouco aqui é o armazenamento limitado a 8 GB. Se você gosta muito de games, talvez este espaço não seja suficiente para instalar muitos jogos, de modo que, vez ou outra, pode ser necessário apagar algumas coisas. Aparentemente, o chip de armazenamento também não tem velocidade incrível, sendo que os jogos demoram para carregar completamente.

O desempenho nos jogos fica por conta do chip gráfico Mali-T720, que tem uma performance razoável em jogos recentes. Ele é bem adequado para games mais simples, porém os jogos com gráficos mais avançados rodam com performance limitada ou os visuais ficam mais pobres. Apesar disso, rodamos Run Sackboy e Asphalt Extreme sem muitos travamentos.

Benchmarks – Comparativos de performance

Como de costume, nós realizamos uma série de benchmarks para averiguar o desempenho do hardware dos smartphones. Abaixo, nós comentamos sobre três softwares que usamos como principais referenciais: 3D Mark, AnTuTu Benchmark 6 e Vellamo Mobile Benchmark.

3DMark

Considerado um dos principais aplicativos de benchmark para chips gráficos (tanto em computadores quanto em celulares), o 3D Mark verifica as capacidades para renderização de texturas, polígonos, efeitos e filtros que são comumente utilizados em jogos. Para evitar distorções nos resultados, nós rodamos o Ice Storm Unlimited, que analisa a capacidade do chip gráfico independente da resolução.

Benchmark 3DMark do LG K4 Novo

AnTuTu

É muito complicado averiguar a performance geral de um celular apenas com base na experiência de uso, uma vez que as configurações de hardware atuais entregam resultados similares. Assim, a utilização de um aplicativo especializado é bastante útil. Nós costumamos usar o AnTuTu para esse tipo de tarefa, uma vez que ele testa interface, CPU, GPU, armazenamento e memória RAM.

Benchmark AnTuTU do LG K4 Novo

PCMark

Para uma análise mais completa e que simula atividades práticas, nós usamos o programa PCMark. Esse software já ficou famoso nos computadores por sua eficiência e sua diversidade de testes. Nos celulares, ele avalia a capacidade do aparelho para navegação na web, edição de vídeos, escrita e edição de imagens. Ao final, o aplicativo apresenta também uma pontuação geral.

Benchmark PCMark do LG K4 Novo

Câmeras

Ainda que seja um celular de entrada, a LG fez questão de incluir câmeras de qualidade razoável no LG K4 Novo. O sensor principal é de 8 megapixels, o que garante fotos em altíssima definição. Ele capta boa quantidade de luz e entrega bons resultados na luz do dia. Agora, não espere o mesmo em ambientes escuros, porque a abertura em f/2.6 não faz milagre.

Câmera do LG K4 Novo

A câmera frontal também não se sai tão mal. Mesmo com 5 megapixels, o sensor capta bem os detalhes. Nada mal para um aparelho de entrada, que pode satisfazer em muitos casos. Além disso, como a maioria das fabricantes, a LG incluiu aqui alguns filtros de embelezamento e ajustes para você experimentar fotos diferenciadas.

Bateria quase lá

Por padrão, nós realizamos um teste controlado e padronizado para conferir a autonomia da bateria. Nesse processo, executamos um vídeo de 1 hora no YouTube, com o WiFi ligado, o brilho da tela regulado em 50% e o som ativado. Ao fim do teste, anotamos a porcentagem de bateria restante e, dessa forma, fazemos um cálculo aproximado da duração de energia até que ela se esgote para tal tarefa.

LG K4 Novo

O teste com o LG K4 Novo foi muito bom: a bateria tem autonomia total de 7 horas e 41 minutos para reprodução de vídeo na internet. Se você é do tipo que adora jogar no celular, pode esperar uma autonomia que de 5 ou 6 horas (algo que pode ser prolongado se o brilho da tela for reduzido).

Para uso moderado — navegação na web, conversas em mensageiros, músicas no Spotify e ocasionais partidas em joguinhos —, a bateria quase chega ao fim do dia com alguma carga. Novamente, esse tempo pode aumentar se você regular a tela, usar WiFi e gerenciar os apps que consomem muita energia.

Extras

Para quem gosta de jogar ou ver filmes, a boa notícia é que o sistema sonoro do LG K4 Novo é bem satisfatório. O volume tem bom nível e ele não distorce muito os sons. É claro que em muitos casos ainda vale a pena optar pelo uso de fones, porém é bom ter alto-falantes de qualidade para curtir vídeos com os amigos, não é mesmo?

Vale a pena?

Parece que a LG acertou na proposta do K4 Novo. O design ainda é similar com o do modelo antigo, algo que parece ter sido uma decisão baseada na satisfação dos consumidores. Trata-se de um visual simples, mas que convence pelo bom acabamento. O tamanho é confortável e o peso reduzido garante o uso prolongado sem problemas.

Como já era de se esperar, o LG K4 Novo é um celular que faz tudo com uma performance bem limitada. Ele é um bom aparelho para quem quer usar mensageiros, curtir músicas ou ver vídeos na internet. Todavia, é importante ter um pouco de paciência, pois o hardware limitado não deve garantir uma experiência incrível.

LG K4 Novo

Apesar de muitas limitações, o LG K4 Novo faz um bom trabalho na captura de imagens. Os sensores garantem fotos com boa definição, mas os resultados só são perceptíveis no computador, uma vez que a tela do celular tem resolução baixa.

Por fim, temos a questão do preço. O LG K4 Novo está disponível por valores que variam de 430 a 550 reais. Se você só quer o básico, talvez não seja má ideia investir neste celular, mas pensando em aparelhos aqui do Brasil, já pode ser uma ideia melhor economizar um pouco e pegar um LG K8 ou um Galaxy J5. Agora, se você quer muito este modelo, vale esperar uma promoção.

Cupons de desconto TecMundo:

Este produto foi adquirido pelo TecMundo para a realização desta análise.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: