Mercado Livre lança nova operação inédita no Brasil

O Mercado Livre anunciou nesta semana o lançamento de um novo serviço que facilitará o trabalho de vendedores do site que necessitam de controle completo de estoque e logística. Anunciado durante o Mercado Livre Experience, o novo serviço funcionará como parte das soluções que já são oferecidas pelo Mercado Envios, setor logístico do Mercado Livre. A divisão atualmente oferece impressão de etiquetas para facilitar o despacho nos Correios e serviço de coleta para os vendedores que trabalham com um volume maior de mercadorias.

A elaboração da nova solução foi conduzida e contará também com o auxílio de outras empresas. A operação logística será feita com a ajuda da operadora CEVA Logitics, enquanto que o sistema de gestão de estoque e de transporte foi desenvolvido pelo próprio Mercado Livre com colaboração da Axado, startup adquira em 2016. O montante aplicado no novo serviço não foi revelado, mas apenas em 2017 o investimento estimado da companhia será de R$ 1 bilhão, incluindo oferta de frete grátis e marketing.

Na nova operação, inédita no Brasil, o Mercado Livre ficará responsável por receber produtos de vendedores diretamente dos fornecedores, operar todo o sistema de estoque, incluindo adicionar os itens no sistema, estocá-los no seu centro de distribuição em Loureira, no interior paulista, e realizar a entrega dos pedidos aos consumidores por meio de uma transportadora parceira. O Mercado Livre selecionou 130 vendedores para testar o modelo gratuitamente até julho de 2018.

Durante o Mercado Livre Experience, Stelleo Tolda, diretor de operações da empresa, afirmou que um dos principais desafios é o tempo de entrega dos pedidos. "O consumidor é muito ansioso, quer rastrear o transporte e receber seus produtos o mais cedo possível", explicou. Segundo o executivo, o tempo de logística impacta diretamente na experiência do cliente e se torna fundamental para o sucesso do negócio. Dentro da própria plataforma, Tolda acrescenta que a rapidez na entrega e o atendimento ao cliente são diferenciais muito importantes. "Hoje, os vendedores podem demorar até alguns dias para embalar e despachar os seus produtos. Queremos reduzir esse intervalo para algumas horas", afirmou.

Uma das grandes concorrentes do Mercado Livre, a Amazon, tem como um dos diferenciais a rapidez no envio, conseguindo entregar alguns produtos em até poucas horas, como é no caso de alguns lugares nos Estados Unidos. Aliás, em relatório divulgado no último mês, o banco BTG citou que algumas das opções mais prováveis para a Amazon se consolidar no mercado latino é realizar a aquisição do próprio Mercado Livre.

via Canaltech

Deixe uma resposta