6 episódios da história do Brasil que viraram filme

(Thales Molina/Superinteressante)

1. Real – O Plano Por Trás da História

O filme sobre os bastidores do Plano Real tem clima de suspense e dramalhão. Seu trailer viralizou graças a frases de humor involuntário, como “sua tela de trabalho é o Brasil!”, berrado pelo FHC da ficção. O longa rendeu 10% do que custou.

2. Última Parada 174

Em julho de 2000, Sandro Barbosa sequestrou um ônibus e terminou morto pelo Bope. A história rendeu um bom documentário de José Padilha, mas também este drama de gosto duvidoso assinado por Bruno Barreto. A crítica não gostou, mas o filme foi visto por 500 mil pessoas.

3. Lula, o filho do Brasil

Esta biografia chapa-branca do ex-presidente – que inclui uma dramatização (bem tosca) do acidente que lhe custou o mindinho – foi a escolha do Ministério da Cultura para representar o Brasil no Oscar de 2010. Não chegou nem à primeira lista de indicados.

4. Assalto ao Banco Central

O filme levou mais de 1 milhão de pessoas ao cinema. Ainda assim, deixa a desejar: culpa do humor barato escolhido para contar a história – como se vê em uma das cenas da escavação do túnel, que contém nada menos do que oito piadas sobre cocô.

5. Alemão

O longa foi inspirado na operação militar que instalou as Unidades de Polícia Pacificadora no Morro do Alemão, no Rio. Nele, Cauã Reymond faz um traficante (sim) que tenta encontrar policiais infiltrados na favela. Não é o pior filme do mundo – mas está longe de ser bom.

6. Polícia Federal

Eis a primeira parte de uma trilogia baseada na Operação Lava Jato, com Marcelo Serrado no papel do juiz Sérgio Moro e Ary Fontoura como Lula. Se a investigação da vida real já parecia interminável, prepare-se para a versão ficcional, que também vai virar série da Netflix.

via Superinteressante

Deixe uma resposta