Instalar apps de fontes desconhecidas ficou um pouco mais difícil no Android 8.0 Oreo

Os dispositivos Android geralmente barram você de instalar apps que não sejam da Play Store. É possível mudar isso, claro, ativando a opção “fontes desconhecidas” nas configurações. No entanto, isso ficou um pouco mais complicado no Oreo 8.0.

Funciona assim: suponha que você abriu o Google Chrome e baixou a Amazon Appstore. Para usá-la no Android 8.0 Oreo, você precisa autorizar o Chrome a instalar apps de fontes desconhecidas. Depois, você precisa dar autorização para a Amazon Appstore se quiser instalar apps dela.

Basicamente, a permissão “instalar de fontes desconhecidas” não vale mais para todo o sistema, e sim para apps específicos. Eles estão listados em Configurar > Aplicativos e notificações > Avançado > Acesso especial de apps > Instalar apps desconhecidos.

O Google diz que isso torna o Android mais seguro: por exemplo, se um jogo notificar o usuário para instalar código malicioso — disfarçado como uma atualização de segurança — o Oreo vai avisar que ele não tem permissão para fazer isso.

Mas eu não sei se isso realmente tornará o Android mais seguro. A maior parte dos APKs vem do navegador: se você o autoriza a instalar qualquer app baixado, não elimina esse vetor de malware. Uma alternativa melhor seria fazer como a Samsung, que oferece a permissão “só desta vez”.

O Android 8.0 Oreo tem diversas outras novidades: ele reduz o consumo de energia de apps em segundo plano; permite gerenciar notificações com maior precisão; tem uma API para preencher senhas; traz um recurso picture-in-picture nativo; entre outros. Confira a lista completa aqui.

Com informações: Google, Android Central.

Instalar apps de fontes desconhecidas ficou um pouco mais difícil no Android 8.0 Oreo

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *