Confirmado: Google anuncia Android 8.0 Oreo

A próxima versão do Android foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira (21) durante um evento em Nova York, no mesmo instante do eclipse solar total que foi observado na cidade. O nome, como vimos na semana passada, é Android 8.0 Oreo.

O Oreo chega com multitarefa mais econômico, central de notificações mais personalizável e uma série de refinamentos internos em relação ao Nougat.

Otimizações permitirão que o Android 8.0 consuma menos energia com aplicativos que rodam em plano de fundo, melhorando a autonomia dos smartphones e tablets. Além disso, as fabricantes poderão adotar uma variante otimizada para aparelhos de baixo custo, que promete funcionar bem mesmo com 512 MB de RAM.

As atualizações deverão ser mais rápidas, já que o Android ficou mais modular. Até então, liberar uma nova versão exigia, primeiro, que empresas como Qualcomm e MediaTek atualizassem os drivers; só depois o software era repassado às fabricantes, que então implementavam a interface, ajustavam apps e otimizavam o desempenho. Agora, as duas partes poderão trabalhar juntas, reduzindo a espera dos usuários.

Na central de notificações, cada aplicativo poderá ter seus próprios “canais”. Em um aplicativo de notícias, por exemplo, você poderia optar por receber alertas de notícias de tecnologia, mas bloquear as de política. O WhatsApp também poderia lançar uma atualização para permitir que notificações de mensagens individuais sejam exibidas, mas as em grupo não (fica a dica, Facebook).

Além disso, há melhorias na qualidade de som, suporte para múltiplas telas, modo picture in picture (PIP), ícones mais padronizados e suporte para preenchimento automático por aplicativos de gerenciamento de senhas. Descubra as melhores novidades do Android 8.0 Oreo.

O Android 8.0 Oreo estará disponível nesta segunda-feira (21) no Android Open Source Project (AOSP). Ele já está sendo testado pelas operadoras e será lançado em breve, começando pelos dispositivos Nexus e Pixel.

Confirmado: Google anuncia Android 8.0 Oreo

via Tecnoblog

Deixe uma resposta