O que os reviews dizem sobre o Sonic Mania

Sonic Mania é o jogo que promete trazer de volta a paixão dos gamers pelo ouriço azul mais rápido que já existiu. Apostando alto no fator “nostalgia” que a época de ouro dos consoles de 16 bits ainda guarda, o jogo chegou nesta terça-feira (15) às lojas virtuais e prateleiras do mundo todo.

Mas será que o ouriço e seus amigos conseguirão agradar tanto aos seus saudosos fãs quanto aqueles mais jovens, que ainda não viram seus saltos e “spins”? Pelas avaliações de alguns veículos especializados, Sonic Mania pode não ter acertado em cheio, mas está no caminho – e na velocidade – certa.

“Nostalgia e modernidade na medida certa”

Para o Destructoid, os estúdios HeadCannon e PagodaWest Games, junto do desenvolvedor Christian Whitehead (que ficou conhecido por realizar ótimos “ports” independentes dos primeiros games da série, e acabou sendo convidado pela Sega para liderar o projeto de Sonic Mania), realizaram um ótimo trabalho ao combinar as características que fizeram do Sonic o clássico que conhecemos hoje, com alguns conceitos, design e técnicas atuais – como a transição quase perfeita, sem loadings, entre as diversas fases do jogo.

Ainda de acordo com o Destructoid, outros detalhes, como a utilização de efeitos sutis que emulam o visual da época do Genesis e o excelente design de níveis inspirado nas fases clássicas (que às vezes conseguem ser melhores que as originais), compensam algumas das falhas do game, como as poucas opções de conteúdo no novo modo competitivo.

Já para a IGN americana, Sonic Mania trouxe de volta não apenas as características boas do auge da franquia, mas também algumas fases e mecânicas que não agradaram nem na época em que foram lançadas – como, por exemplo, a fase Sky Chase Zone, de Sonic 2, que utiliza uma mecânica irritante de autoscrolling e controles estranhos que, até hoje, não são divertidos.

Apesar dos problemas, a IGN avaliou o Sonic Mania com uma sólida nota 8,7, recomendando o game até para quem nunca teve um Genesis (ou Mega Drive, como ficou conhecido no Brasil).

“O melhor game de Sonic já feito (ou não)”

O Gamespot destacou a possiblidade de jogar não apenas com o Sonic, mas também com seus fiéis amigos Tails e Knuckles, e como as características e habilidades únicas de cada personagem são muito bem exploradas. Enquanto o Sonic pode “passar voando” por uma zona, Tails e Knucles podem encontrar novos caminhos com suas respectivas habilidades de voar e escalar, o que permite explorar o mesmo cenário de várias mandeiras diferentes.

Segundo a avaliação do site, apesar de algumas limitações “estranhas”, como só poder utilizar os “Segredos” desbloqueados durante a campanha se jogar novamente sem o salvamento automático, Sonic Mania é “o melhor game de Sonic já feito”.

No entanto, um site especializado destoou do consenso geral. Para o Polygon, Sonic Mania “parece se contentar em ‘pintar’ sobre alguns problemas da série em vez de consertá-los, fazendo com que o jogo fique um pouco abaixo do que poderia ter sido”. Na análise, o site destacou alguns problemas de jogabilidade, como uma espécie de “lag” entre os movimentos dos personagens e o que acontece na tela. Em alguns casos, isso resulta em ataques de inimigos e objetos aparecendo “do nada” frequentemente.

Outro problema apontado pelo Polygon foi a fraca execução das animações e dos controles nos momentos em que a fase exige precisão maior. Segundo o site, Sonic Mania até pode agradar aos fãs que querem relembrar os bons tempos do ouriço, mas, para quem procura “algo mais” na série, os velhos problemas “repaginados” podem atrapalhar a experiência.

“O Sonic voltou?”

No geral, Sonic Mania agradou a maior parte dos sites especializados. Praticamente todos elogiaram sua trilha sonora inspirada nas músicas clássicas do game da década de 90, e muitos ficaram satisfeitos tanto com as zonas novas quanto com as versões modernas das antigas.

E, apesar de Sonic Mania não ser o “jogo perfeito” do Sonic, ele ao menos parece ser o melhor game da série dos últimos anos, valendo a pena ser experimentado tanto por quem já conhece a franquia quanto por quem não era nem nascido quando o famoso ouriço azul surgiu. E você, concorda com as avaliações dos sites?

As análises foram feitas utilizando a versão para consoles de Sonic Mania. O jogo será lançado para PCs no dia 29 de agosto. Até a publicação deste post, nenhum site de referência brasileiro havia publicado um review do jogo.

O que os reviews dizem sobre o Sonic Mania

via Tecnoblog

Deixe uma resposta