China conclui transmissão “à prova de hackers” com satélite quântico

No ano passado, a China levou ao espaço o primeiro satélite quântico do mundo visando criar uma nova era na transmissão de dados e informações. Hoje (10), o país asiático informou a realização da primeira transmissão bem sucedida com o equipamento. A comunicação entre o satélite e a Terra é à prova de hackers, garantem os chineses.

A comunicação envolveu o envio de chaves quânticas a distâncias que variam de 645 km a 1.200 mil km de distância, com uma taxa de transmissão até 20 vezes mais eficientes do que uma fibra óptica, garantem os responsáveis pelos testes. “Isso, por exemplo, pode atender a demanda de tornar completamente segura uma chamada telefônica ou a transmissão de um grande volume de dados bancários”, afirmou o cientista que dirige o projeto Pan Jianwei.

Sucesso da empreitada chinesa pode resultar em um novo momento no mundo para as comunicações seguras

E a segurança fica garantida porque o conteúdo das mensagens transmitidas é destruído sempre que uma tentativa de invasão é identificada. “Uma vez interceptada [a transmissão], o estado quântico da chave vai mudar e a informação se autodestruirá”, informou a agência estatal chinesa.

Os resultados dos testes serão publicados em um artigo na revista científica Nature. O sucesso dessa empreitada é visto como um marco pela China, capaz de alterar profundamente a forma como dados são transmitidos no mundo. Assim como Estados Unidos e Japão, a China já havia mostrado a capacidade de enviar chaves quânticas a longas distâncias terrestres. Esta, porém, é a primeira vez na História em que uma transmissão assim acontece a partir do espaço.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: