Translatotron | Google anuncia tradutor de ponta a ponta que imita a voz humana

A Google AI, divisão de inteligência artificial da empresa, revelou alguns detalhes sobre a sua mais recente criação, o Translatotron. O sistema de ponta a ponta é capaz de traduzir a voz de uma pessoa em outro idioma de forma rápida e menos complicada que os modelos tradicionais.

A gigante conta que o Translatotron é o primeiro modelo de ponta a ponta a traduzir diretamente a fala de um idioma para o outro, sendo capaz ainda de reter a voz do locutor na fala que foi traduzida. Ou seja, ele pode emitir o áudio da tradução com a voz original.

Segundo a pontuação do BLEU, usado para medir a qualidade de traduções automáticas, o projeto da Google conta com qualidade inferior aos tradutores tradicionais, mas obteve resultados mais precisos.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Para que o Translatotron possa realizar traduções de ponta a ponta, os pesquisadores usaram um modelo de sequência a sequência e espectogramas como dados de treinamento de entrada. Então, uma rede de codificador de alto-falante é usada para fazer a captura da voz do locutor, usando também o aprendizado multitarefa para prever palavras usadas pelos oradores de origem e de destino.

O Translatotron também pode ser usado no Interpreter Mode, do Google Assistente, capaz de escutar e traduzir em fala 27 idiomas.

No blog da Google, você pode ouvir exemplos de traduções feitas com o Translatotron.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *