João Doria anuncia programa de monitoramento por drones que auxiliará a PM

A evolução da tecnologia traz grandes mudanças na vida das pessoas e entrega ferramentas inovadoras que podem ser de grande ajuda à sociedade. Um exemplo disso pôde ser notado na última sexta-feira (12) com o anúncio do governador de São Paulo, João Doria, que revelou estar implantando o programa Dronepol para auxiliar o trabalho de vigilância da Polícia Militar por meio de drones. Os policiais que utilizarão esses equipamentos deverão passar por cursos específicos.

De acordo com a UOL, o governo paulista pretende desembolsar mais de R$ 6,3 milhões para adquirir os 208 drones que serão usados no programa. Ainda, foi informado que o processo de aquisição será realizado através de licitações, ainda neste semestre, com a expectativa de receber os equipamentos até o mês de outubro.

João Doria afirma que eles farão parte do sistema “Olho de Águia” da Polícia Militar, o qual realiza o monitoramento em tempo real e envia as imagens capturadas para o Centro de Operações. Ainda, ele explica que o custo operacional gerado por um drone equivale é 140 vezes menor do que o de um helicóptero, além da funcionalidade e a eficiência deles serem melhores por conseguirem voar em baixa altitude.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Todavia, vale destacar que, antes da utilização, os drones precisam ser homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DCEA), além de estarem de acordo com normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *