Como o erro de um estagiário fez o Google perder US$ 10 milhões

Da Redação

08/12/2018 – 13h15

Durante treinamento interno, funcionário publicou oferta de anúncio quando não deveria


Um exercício de treinamento interno do

Google

com trainees não saiu muito bem como esperado, tendo em vista que levou a companhia a perder, segundo estimativas do Financial Times, um montante de US$ 10 milhões. O erro? Um dos estagiários do Google publicou um anúncio equivocado – um simples retângulo amarelo sem texto – em sites e aplicativos. 

 

O anúncio ficou visível nos Estados Unidos e Austrália por cerca de 45 minutos.

A ação aconteceu enquanto os estagiários recebiam treinamento sobre o sistema de exibição de anúncios do Google.

 

O banner só foi para o ar porque um dos trainees quis ir além no exercício e submeteu um pedido real para compra de anúncios no sistema do Google AdX que permite comprar espaços publicitários por meio de leilões em tempo real. 

 

O prejuízo foi grande, pois o estagiário fez uma oferta 10 vezes maior do que o usual para o anúncio. A ordem emitida pelo funcionário pagava US$ 25 por CPM (Custo Por Mil exibições, cujas ordens similares normalmente valem US$ 2 e US$ 4). Com esse valor alto, o banner amarelo se espalhou rapidamente. 

 

“Assim que tomamos conhecimento desse erro honesto, trabalhamos rapidamente para interromper as campanhas”, disse o Google.

A companhia ainda acrescentou dizendo que iria honrar todos os pagamentos aos publishers que foram impactados pelo erro. 

 

Agora, depois desse deslize, o Google também reforçou que iria trabalhar em controles para prevenir esse tipo de erro.

 

via IDG Now!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *