Como atualizar o Windows 7 para o Windows 10

O Windows 10 já está presente em um bom número de máquinas, mas o Windows 7 continua bastante popular. Alguns seguem a máxima de que não se mexe em time que está ganhando. Outros simplesmente não sabem como fazer a atualização, já que a notificação de upgrade não aparece para todos. Como resolver isso?

Vamos responder em três passos simples.

Passo 1: medidas preliminares

Antes de qualquer coisa é importante fazer um backup dos arquivos importantes. Isso pode ser feito por um software específico, transferência direta para um disco externo ou mesmo com o uso de um backup na nuvem. Para esta última alternativa, recomendamos tanto o Dropbox quanto o Google Drive.

Em seguida, desinstale programas desnecessários, em especial os que podem causar problemas. É o caso, por exemplo, de softwares projetados especificamente para o Windows 7. O mesmo vale para o programa de antivirus: procure desinstalá-lo antes da atualização, reinstalando-o após o término.

Considerando que há espaço suficiente no disco rígido para a atualização (algo em torno de 15 GB), vamos para o próximo passo.

Passo 2: Service Pack 1

Um dos principais motivos para a ausência de notificação de atualização é a ausência do Service Pack 1 instalado. Para conferir, basta clicar “Tecla Windows + R” e digitar “winver” (sem as aspas) e ver se ele está presente.

Sua ausência é um caso bastante comum especialmente para quem desativa as atualizações automáticas. Mas é algo fácil de resolver: basta ir ao site da Microsoft e clicar em baixar.

Em seguida é necessário escolher o arquivo correto:

  • windows6.1-KB976932-X86.exe (537.8 MB) para sistemas 32 bits; ou
  • windows6.1-KB976932-X64.exe (903.2 MB) para sistemas 64 bits;

Passo 3: Atualização

Após a instalação do Service Pack 1, a notificação para atualizar aparecerá na área de notificação. Basta clicar lá, iniciar o processo e aproveitar o Windows 10. Agora é hora de escolher um novo antivirus e, caso necessário, recuperar os arquivos salvos no Passo 1.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *