Conheça CIMON, robô flutuante e amigável que atua como assistente pessoal na ISS

O simpático e redondo robô da imagem é o CIMON, assistente dos tripulantes da Estação Espacial Internacional. Ele é impresso em 3D, feito de plástico e sua inteligência artificial foi desenvolvida para testar a interação entre humanos e máquinas no espaço. Descrito como um "sistema de assistência móvel e autônomo", ele fica flutuando pelas instalações da estação, sendo solícito e amigável, pronto para responder às perguntas dos astronautas.

Em um novo vídeo divulgado pela Agência Espacial Europeia, o CIMON foi mostrado durante sua primeira interação de sucesso com um membro da tripulação. Ele pode ser acessado por meio da reprodução abaixo, com áudio disponível apenas em inglês:

 

Alexander Gerst deseja boas-vindas ao robô de companhia e vê CIMON apresentar-se e mostrar suas habilidades, chegando até mesmo a reproduzir uma música a pedido do astronauta, a apropriada Man Machine, do Kraftwerk.

Custando US$ 6 milhões, o CIMON foi fabricado pela Airbus e utiliza o software de Inteligência Artificial IBM Watson. Com 12 hélices internas que auxiliam no deslocamento, ele é capaz de exibir instruções na tela, capturar vídeos, tocar músicas e até mesmo encontrar objetos perdidos a bordo.

Nessa bagunça, é mesmo importante ter uma ajudinha para encontrar objetos (Imagem: Divulgação / Airbus)

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *