Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas de dezembro [2018]

2018 está em sua reta final, e este mês de dezembro começou trazendo o calorão que tantos esperavam para embalar a curtição de fim de ano. Muita gente já está esbanjando, contando com o dinheiro do 13º salário e das férias remuneradas, mas a verdade é que tantas outras pessoas não recebem esses benefícios do emprego formal e, portanto, precisam segurar a onda nos gastos se quiserem curtir um Réveillon bacana com a família ou amigos.

Então, aqui vão algumas dicas de coisas legais que você pode curtir na internet sem gastar nem um centavo, passando o tempo, se divertindo e aprendendo novos conhecimentos totalmente de graça.

Obras icônicas de arte em alta resolução

A tecnologia nos aproxima de coisas que, se dependesse de uma visita presencial, jamais conheceríamos. E isso se aplica à arte também, claro. O Art Institute of Chicago entrou na onda de vários museus ao redor do mundo e decidiu também disponibilizar milhares de obras de arte de seu acervo em alta resolução.

Você pode apenas passear pela galeria, mas também pode salvar essas preciosidades e usar como quiser, já que as imagens estão todas listadas como conteúdo de domínio público. Entre os grandes nomes que fazem parte do acervo, estão van Gogh e Pablo Picasso.

"Self-Portrait", de Vincent van Gogh, datada de 1887

Catalendas no YouTube para uma nova geração de crianças

Entre os anos de 1999 e 2003, a TV Cultura do Pará exibiu o Catalendas, teatro de bonecos para levar histórias culturais brasileiras aos pequenos de uma maneira lúdica e divertida. E, agora, o Catalendas está disponível em um canal do YouTube criado exclusivamente para manter viva essa memória, além de apresentar o programa a uma nova geração de crianças.

Antigos episódios estão presentes, e o pessoal também vai alimentar o canal com outras histórias dos personagens Preguinho e Dona Preguiça, adicionando, também, entrevistas exclusivas com a equipe do programa infantil.

 

Primeiras HQs brasileiras

Histórias em quadrinhos produzidas no Brasil não são coisa dos tempos atuais. Algumas das primeiras HQs criadas por aqui datam do século XIX (como Nhô-Quim, considerada a primeira HQ genuinamente brazuca) e, agora, você pode conferir algumas delas de graça pelo app Social Comics graças à uma parceria da empresa com o Senado Federal.

O app é, na verdade, um serviço de streaming de quadrinhos, que oferece mais de 5 mil obras em seu acervo. Para ter acesso a todo o catálogo, é preciso pagar uma assinatura, mas o plano gratuito dá acesso a muita coisa boa, incluindo as primeiras HQs brasileiras de nossa história. Para Android e iOS.

O clássico "O Guarani", de José de Alencar, lançado em 1937

Fontes incríveis para download grátis

Seja você um designer gráfico, ou só alguém que vez ou outra precisa criar artes com textos para uso pessoal, profissional ou na faculdade, uma verdade universal é que encontrar a fonte ideal para essas criações não é um processo descomplicado. E, muitas vezes, achamos aquela fonte perfeita, mas que não está disponível gratuitamente.

Então, o pessoal do Designerd fez uma lista com 28 fontes incríveis com download gratuito. Ali, há fontes para os mais diversos fins, desde as belas manuscritas até aquelas mais artísticas e trabalhadas. Só é importante se atentar à licença de cada fonte, pois algumas permitem uso tanto pessoal quanto comercial, enquanto outras são oferecidas apenas para uso pessoal.

Aprendendo a programar com a Google

A Area 120, braço da Google que desenvolve produtos experimentais da gigante, liberou um app que ensina linguagem de programação para iniciantes. Afinal, saber programar já é uma habilidade essencial na sociedade tecnológica que vivemos hoje, e o Grasshopper surgiu para ensinar programação de maneira fácil e divertida.

Três fases compõem o curso: primeiro, os fundamentos básicos da programação; depois, o aluno aprende a desenhar formas usando códigos e funções mais complexas. O curso foi montado no formato de um game de perguntas que vão ficando cada vez mais difíceis a cada nova etapa, e cada desafio pede que o aluno escreva um código real usando um ambiente de edição personalizado. Ainda, feramentas motivacionais como conquistas, indicadores de progresso e barras de aprendizado estão presentes, e cada vez que o aluno cria um novo código, ele recebe feedback em tempo real.

Em inglês, o app é gratuito para Android e iOS.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *