Apple endurece a vigilância sobre apps de terceiros que utilizam o Screen Time

Tudo sobre

Apple


A Apple costuma ser acusada de endurecer a vigilância contra aplicativos que podem representar concorrência aos recursos nativos do iOS. Agora, a empresa está revisando, bloqueando e removendo alguns apps de terceiros que utilizam a ferramenta Screen Time, lançada no iOS 12 e que descreve o tempo gasto à frente da tela dos aparelhos da marca.

Mesmo aplicativos comercializados pela App Store há muito tempo são alvos da política da Apple, como é o caso do Space, app retirado da loja em novembro e que já figurava na lista da loja há três anos. Por sua vez, o aplicativo Mute tinha sido introduzido ao catálogo em outubro e também foi excluído da plataforma. Alguns desenvolvedores receberam a informação que suas criações violavam a diretriz da empresa contra “uso indevido do modo de localização em segundo plano para outros fins que não os recursos de geolocalização”, enquanto outros foram informados que os apps utilizavam APIs públicas de maneira não aprovada, ou mesmo que as implementações de rastreamento de tempo em tela e controle parental não eram mais permitidas.

Os desenvolvedores responsáveis pelos apps Space e Mute reclamaram da política adotada pela Maçã em publicações públicas e conseguiram ter suas criações adicionadas de volta ao catálogo da App Store.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Pode ser que a Apple esteja se concentrando em combater os apps de tempo de tela e controle parental que façam uso de VPNs ou gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês), mas a falta de padrão em abordar os desenvolvedores de apps sugere que a empresa esteja lidando com cada caso de forma personalizada.

Fonte: Apple Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *