Nave Soyuz decola com sucesso com três astronautas a bordo, rumo à ISS

Conforme planejado, três novos astronautas foram lançados rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta segunda-feira (3) a bordo de uma nave russa Soyuz, que decolou com um foguete Soyuz. O lançamento acontece menos de dois meses depois do acidente ocorrido no último lançamento tripulado, em cujo foguete apresentou falhas e a equipe de astronautas precisou fazer um pouso de emergência. A espaçonave deve se atracar ao módulo Poisk na ISS por volta das 15h35 ainda hoje (horário de Brasília).

A tripulação da vez é composta pelo cosmonauta russo Oleg Kononenko, a astronauta estadunidense Anne McClain e o astronauta canadense David Saint-Jacques, que viverão na ISS por seis meses e meio e trabalharão por um período inicial junto com a atual tripulação da ISS (Serena Auñón-Chanceler, Alexander Gerst e Sergey Prokopyev). Os russos Kononenko e Prokopyev, no dia 11, farão uma caminhada espacial para inspecionar o exterior da cápsula Soyuz MS-09, que sofreu um vazamento de ar em agosto.

Em 11 de outubro, o foguete Soyuz apresentou um problema apenas dois minutos após o lançamento, acionando, então, o sistema de escape de nave homônima. A cápsula aterrissou com segurança no local de lançamento, com os astronautas a bordo estando sãos e salvos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Na época, a Roscosmos (agência espacial russa), junto com a NASA, iniciou uma investigação para entender o que deu errado com o lançamento. A conclusão foi que um dos quatro reforços laterais do foguete foi instalado incorretamente, o que fez com que ele contatasse seu estágio inicial durante a separação. Tensões à parte, fato é que, desde então, a Rússia conseguiu fazer outros quatro lançamentos com o Soyuz, mostrando que a falha foi algo pontual e, portanto, a parceria Rússia-Estados Unidos nos lançamentos tripulados para a ISS poderia continuar acontecendo normalmente.

Fonte: Space News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *