Exposição virtual da Google reúne todas as pinturas do holandês Vermeer

A Google anunciou hoje (03), por meio do seu app Arts & Culture, que todas as obras do pintor holandês Johannes Vermeer agora estão disponíveis para visitação em Realidade Aumentada em todo o mundo.  

Esta é a primeira vez que toda a obra do segundo mais importante pintor dos Países Baixos é reunida em uma única exposição. Vermeer produziu apenas 36 quadros, de acordo com o que se tem registro, e vivem entre 1632 e 1675. Dessa forma, grande parte de suas pinturas já é frágil demais para viajar e deve ficar nos museus.

Todo o trabalho de Vermeer está espalhado em sete países diferentes, por 18 galerias independentes. Assim, se torna muito caro e demorado visitar todo o trabalho do artista no “mundo real”.

VIDEO

Ciente disso, o Arts & Culture da Google fez uma parceria com essas instituições e escaneou em altíssima resolução todas as obras do pintor. Agora, elas estão disponíveis em uma “Pocket Gallery”, que pode ser visitada pelo celular em qualquer parte do mundo. A curadoria foi do museu holandês Mauritshuis.

Com o novo recurso, o usuário pode usar o aplicativo e caminhar com o seu smartphone pelos trabalhos de Vermeer que estão espalhados por várias galerias do mundo. Poderá ver ainda detalhes impressionantes de nove quadros do artista graças à nossa Art Camera, uma câmera robótica em Ultra HD.

google Processo de escaneamento do Arts & Culture (fonte: Google)

Ela fotografa pedacinhos da obra de arte em altíssima resolução para depois juntá-las, por meio de aprendizado de máquina, e, assim, permitir que as pessoas vejam os mínimos detalhes de uma pintura — às vezes, até imperceptíveis a olho nu.

Cupons de desconto TecMundo:

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *