CubeSat MarCO-B se despede de Marte com uma foto incrível do planeta vermelho

Tudo sobre

NASA


O satélite MarCO-B se despediu de Marte registrando uma foto incrível da sua visita. Ao lado de seu gêmeo MarCO-A, o cubesat enviou dados para a Terra enquanto o módulo InSight pousou com sucesso no planeta vermelho.

A foto, tirada aproximadamente às 18h10 no horário de Brasília, mostra Marte a uma distância de cerca de 7 mil quilômetros, segundo informações da NASA.

Os satélites da MarCO são os primeiros cubesats a viajarem para o espaço profundo e, provavelmente, não serão os únicos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Foto: MarCO-B/NASA

“Os MarCO CubeSats experimentais também abriram uma nova porta para espaçonaves planetárias menores. O sucesso dessas duas missões únicas (InSight e MarCO) é uma homenagem às centenas de engenheiros e cientistas talentosos que usaram suas genialidades e trabalhos para tornar este dia grande”, conta Michael Watkins, diretor do laboratório de Propulsão a jato da NASA.

A InSight é a oitava missão de sucesso da NASA a pousar em Marte, sendo sua nave homônima projetada para fazer algo que nenhum outro lander ou explorador havia feito antes. Ela deve coletar dados sobre o interior e a geologia do planeta vermelho para que possamos entender como ele se formou e o que acontece dentro dele.

O lander deve ainda ouvir “marsquakers”, terremotos diferentes dos que já acontecem no planeta Terra, causados pela movimentação de placas tectônicas. Em Marte, acredita-se que os tremores aconteçam devido ao resfriamento e contração de rochas.

A InSight está apenas começando a sua missão e ainda ouviremos muito o seu nome nos próximos anos.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *