Instagram usa IA para descrever fotos para pessoas com deficiência visual

O Instagram vai se tornar mais acessível para pessoas cegas ou com baixa visão: a rede social anunciou nesta quarta-feira (28) que começou a utilizar inteligência artificial para descrever automaticamente as fotos publicadas pelos usuários.

A rede social diz que existem 285 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo e que “muitas poderiam se beneficiar de um Instagram mais acessível”. Por isso, o aplicativo terá duas novidades: a primeira é uma tecnologia de reconhecimento de objetos que descreve o que está na foto; a outra é um campo adicional para permitir que os próprios usuários escrevam as legendas.

Foto do app do Instagram em um smartphone

As descrições automáticas do Instagram não ficarão visíveis para todos os usuários: elas serão lidas por leitores de tela, como o TalkBack do Android e o VoiceOver do iOS, como um texto alternativo (alt). As legendas estarão disponíveis no feed, na aba Explorar e nos perfis dos usuários.

Embora seja uma novidade no Instagram, o Facebook já vem utilizando sua tecnologia de inteligência artificial para descrever imagens há dois anos. No feed de notícias, a rede social mostra legendas automáticas como “a imagem pode conter três pessoas, sorrindo, ao ar livre”. Isso funciona por meio de uma rede neural “que possui bilhões de parâmetros e foi treinada com milhões de exemplos”, explica o Facebook.

Print do recurso de texto alternativo manual do app do Instagram

Os usuários do Instagram também poderão descrever manualmente suas fotos. Para isso, basta fazer uma nova publicação, tocar em “Configurações avançadas” e depois em “Escrever texto alternativo”. Assim como nas legendas automáticas, o texto será acessível apenas para pessoas que utilizam leitores de tela.

A novidade já está sendo liberada para todos os usuários do Instagram ao redor do mundo.

Instagram usa IA para descrever fotos para pessoas com deficiência visual

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *