5 atalhos que todo usuário de Mac precisa conhecer

Muitos usuários curtem o MacOS por acharem o funcionamento do sistema intuitivo, prático e simples. Porém, precisamos combinar: não tem jeito melhor de usar o máximo das facilidades de um sistema operacional do que utilizar os atalhos disponíveis, né? Assim, há alguns comandos simples que pode ser bacana conhecer, para deixar seu trabalho mais rápido e simples. Confira alguns deles:

1. Encontrando palavras rapidamente

Podemos dizer que este atalho seria equivalente ao CTRL + F no Windows. Digamos que você precisa procurar palavras específicas em um documento longo, e… bom, não seria nada prático ler cada parágrafo em busca das palavras, né? Pois basta pressionar ? + F e digitar a palavra desejada. Esse comando funciona no Safari, Chrome, Word e mais outros diversos apps.


2. Como trocar de apps na tela

Caso você esteja com muitos apps abertos e precise trocar constantemente aquele que está utilizando, basta utilizar o dock para realizar essa ação. Porém, é mais rápido pressionar ? + Tab, de modo que os aplicativos serão mostrados numa fileira e podem ser acessados tanto clicando no desejado quanto pressionando a tecla Tab. Mais prático, né?

3. Como trocar de janelas

Agora, caso você precise, na verdade, trocar entre as janelas de um único app, talvez seja uma boa ideia pressionar ? + ~ para trocar rapidamente. O comando trocará entre as diferentes janelas do mesmo aplicativo, e pode ser bastante útil caso você tenha duas páginas diferentes de um mesmo documento abertas, por exemplo. Aliás, já que estamos falando de trocar de janelas de apps, vale a pena também mencionar um jeito rápido de trocar de abas no Chrome ou no Safari: basta pressionar Control + Tab para mudar de aba nos navegadores.

4. Copiar e colar sem dor de cabeça

Copiar e colar um texto ou uma foto podem ser ações que parecem simples à primeira vista, mas que que dão trabalho para usuários que ainda não conhecem bem o funcionamento do Mac. Então, aqui vai a dica: basta utilizar ? + C para copiar e ? + V para colar fotos, textos e etc.

5. Fazendo capturas de tela

Para finalizar, é bacana lembrar uma forma simples de fazer capturas de tela. Caso você queira registrar sua tela inteira, basta pressionar ? + Shift + 3 e pronto, o sistema realizará uma captura completa. Porém, se for necessário fazer uma captura de apenas uma parte da tela, o comando não muda muito: neste caso, pressione ? + Shift + 4, e uma tela de seleção irá aparecer para que você escolha a área desejada.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *