Google reconhece: temas escuros ajudam a gastar menos bateria

Muita gente sempre falou por aí. Até mesmo aqui no AndroidPIT nós já demos a dica: temas escuros, apps com cores menos claras e papeis de parece mais próximos do preto ajudam a economizar bateria. Dessa vez, foi o próprio Google quem afirmou isso.

A informação foi dada no Android Developer Summit, evento da empresa para desenvolvedores, onde inclusive mostrou que agora terá suporte a smartphones com telas dobráveis. Não é de hoje que muitas pessoas utilizam wallpapers escuros e esperam pelos temas escuros nos apps do Google.

dark mode google
O brilho da tela é uma das coisas que mais consomem bateria / © Google

No último ano, tanto o Google quanto outras fabricantes e desenvolvedores têm dado passos em direção a isso. A própria Big G trouxe o tema escuro para seu sistema a partir do Oreo (mesmo que meia boca) e está atualizando seus apps com o mesmo recurso. O Android é conhecido por usar e abusar do branco, assim como próprio Google em seus outros produtos.

Android Dev Summit 2
Mas o brilho junto a cor que está sendo vista na tela também faz diferença (ao menos no OLED) / © Google

Um dos fatores que mais gastam bateria em um smartphone é o brilho da tela, que quanto mais alto, mais consome. Porém, o Google informou os seus desenvolveres que as cores apresentadas na tela também são importantes. Sim, o Google descobriu a roda, mas ao menos trouxe gráficos para mostrar que fez testes para comprovar de vez essa discussão que vejo muito em grupos e fóruns de tecnologia.

Android Dev Summit 1
OLED vs. LCD, não se esqueça / © Google

Porém, note na imagem acima que a comparação foi feita entre um Pixel e um iPhone, entre uma tela AMOLED e uma LCD. No caso do LCD, as cores não interferem no gasto de bateria, apenas o brilho da tela. Isso porque apenas o AMOLED “desliga” os pixels quando o preto é apresentado. Porém, mesmo no LCD, nossos olhos agradecem. Entenda mais sobre isso abaixo:

youtube dark mode power usage
A diferença através de um app do próprio Android / © Google

O gráfico acima mostra que, com 50% do brilho da tela, o YouTube no modo escuro consome 14% menos vida útil da bateria do que quando o aplicativo está no modo normal. Com 100% de brilho, a bateria consome 60% menos energia da bateria usando o modo escuro.

Apesar de toda a obviedade da coisa, é ótimo ver o Google chegando a essa conclusão e recomendando cores escuras aos desenvolvedores. Já observando os caminhos percorridos pelos apps e pelo sistema até então, esperamos todos por um Material Design reformulado e um tema escuro de verdade para o Android.

Você prefere o tema escuro no sistema e nos apps?

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *