6 coisas que todos devem fazer com seu smartphone Android

Você tem um smartphone Android. Seja um Moto G6 Play ou um Galaxy S8, você provavelmente não usa todos os seus recursos. Gestos, notificações, notificações de LED, launchers, ROMs personalizadas, segurança, etc. As possibilidades são imensas. Aqui estão algumas dicas que recomendamos que você faça com seu smartphone Android.

1. Teste o Google Assistente

A partir do Android 6.0 Marshmallow, você pode aproveitar o Google Now On Tap, que pode se conectar a outros aplicativos e serviços em seu telefone para fornecer informações úteis ao longo do dia. Posteriormente, ele foi substituído pelo Google Assistante e funciona em todos os smartphones com pelo menos a versão 5.1 Lollipop do Android.

Esse é um recurso muito conhecido, mas pouco utilizado no dia-a-dia. Ainda assim, é frequentemente melhorado pelo Google e está cada vez mais completo. Os rumores dizem que muito em breve estará 100% disponível em Português, mas por enquanto muitos comandos e usos já funcionam.

E você, gosta do Google Assistente? Você só vai saber se testar e tirar suas próprias conclusões. Alguns artigos nossos serão úteis nisso:

AndroidPIT google assistente
Ele pode te ouvir, converse com o Google Assistente! / © AndroidPIT

2. Gerenciar as permissões dos aplicativos

Até o Lollipop, era necessário aceitar todas as permissões dos aplicativos que você instalasse para usar esse app. É claro que você podia também trapacear em certas situações, por exemplo, desabilitando seu GPS para que um aplicativo (que não seja um sistema de localização) não pudesse usá-lo, mas você não tinha poder sobre a autorização em si.

E então chegou a versão Marshallow 6 do Android. A partir dessa versão, apenas algumas permissões básicas são solicitadas durante a instalação, mas as permissões tão importantes para os viciados em segurança podem ser ignoradas.

AndroidPIT permissions 0506
O gerenciamento de permissões é muito simples / © AndroidPIT

Você só confirma as permissões quando o aplicativo decide usá-las e, claro, pode removê-las do aplicativo a qualquer momento. Por exemplo, você pode evitar que mensagens instantâneas acessem suas fotos, se isso for importante para você.

Para visualizar as permissões após a instalação do aplicativo basta ir em Configurações > Aplicativos > (nome do aplicativo) > Permissões. Para te ajudar a entender melhor as permissões, preparamos um artigo completo:

3. Configure o recurso “Localizar meu dispositivo”

Alguém se pergunta por que um recurso tão importante não é colocado por padrão em todos os smartphones Android, ou por que não tem sua configuração pedida assim que ligamos um aparelho pela primeira vez. É uma ferramenta indispensável e eficaz para encontrar, bloquear, tocar ou excluir conteúdo em um smartphone Android roubado ou perdido.

Basta ir até as opções do seu dispositivo, entrar na categoria “Google”, depois em “Segurança”, “Localizar meu dispositivo” e marcar “Ativado”, se ainda não estiver. Mas, como você já esperava, temos também um artigo onde você confere um passo-a-passo da ativação e do uso:

dispositivo perdido7
Versão web no smartphone, app instalado e aviso na tela de bloqueio / © AndroidPIT (captura de tela)

4. Otimize seu WiFi e poupe seu pacote de dados

Você sabia que o Google Chrome oferece um recurso que reduz o consumo de dados ao navegar na Internet? Para ativá-lo e otimizar o Wi-Fi no seu Android, ou ainda economizar no seu limitado plano de dados, inicie o aplicativo Chrome e nos três pontos lá no canto superior direito selecione configurações. Selecione a opção Economia de dados e ative-a.

Claro, existem outras soluções para ter uma conexão WiFi melhor. Além da solução mais óbvia, você também pode seguir algumas dicas para melhorar a conectividade do seu smartphone nos artigos abaixo:

IMAGEM

5. Economize tempo com NFC

Você provavelmente tem um smartphone compatível com NFC, mas você não usa essa função. Essa tecnologia pode facilitar sua vida. Você pode emparelhar facilmente seu fone de ouvido Bluetooth ou caixa de som, pode transferir conteúdo em dois movimentos de um aparelho para outro ou até disparar ações automaticamente como, por exemplo, enviar uma mensagem quando chegar em casa.

Atualmente, o NFC já está sendo usado com pagamentos pelo celular, e você já pode até mesmo usar o seu smartphone como bilhete de ônibus. Confira algumas dicas abaixo:

AndroidPIT best ways to use nfc 5
Teste esse recurso! / © AndroidPIT

6. Opte pela segurança

Ao configurar seu smartphone Android, o sistema pergunta qual tipo de segurança você deseja. Se o seu smartphone tiver um leitor de impressões digitais (e provavelmente tem), configure-o. Em seguida, associe-o a um desenho ou a um código. Dessa forma se alguém levar o seu precioso, ele não poderá acessar seus dados. Além disso, você economizará tempo e bloqueará o dispositivo.

Para habilitar o bloqueio de tela vá até Configurações do sistema> Bloqueio de tela> Selecionar bloqueio de tela. Selecione o padrão desejado e prossiga com as etapas necessárias para a configuração. isso agora, antes que seja tarde demais. Ah, e aproveite para seguir algumas de nossas dicas:

pin tela tips security
Coloque uma senha de bloqueio no celular / © AndroidPIT

Para você, o que é essencial fazer em seu smartphone Android?

via Notícias do Android + Análises de Apps – AndroidPIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *