Google confirma que o modo escuro economiza a bateria de aparelhos Android

Tudo sobre

Google


Já é meio que conhecimento comum entre quem utiliza smartphones a ideia de que usar o aparelho no modo noturno ajuda a prolongar a vida útil da bateria em aparelhos com tela OLED. Essa é uma realidade que independe do sistema operacional que o telefone utiliza, sendo verdade tanto no Android quanto no iOS.

Isso acontece porque cada pixel precisa gastar menos energia para mostrar cores mais escuras, e o gasto é maior em cores mais claras. E, quando a cor a ser mostrada na tela é o preto, a energia necessária é praticamente zero. Agora, pela primeira vez, a Google parece ter concordado com isso.

Durante a Android Dev Summit que ocorreu nesta semana, a empresa apresentou um gráfico de comparação da quantidade de energia gasta por cada pixel de uma tela OLED para mostrar determinadas cores na tela, caso ela esteja na configuração de brilho máximo. A comparação deixa claro que a cor que tem o maior consumo de energia para ser projetada é a branca — que, ironicamente, é a base de todo o design dos aplicativos para Android.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Comparação da quantidade de energia utilizada para que cada cor seja mostrada na tela deixa claro que o branco é a que acaba exigindo um maior gasto (Imagem: Google)

A comparação foi feita baseada no gasto de energia do primeiro smartphone da linha Pixel, mas a proporção se mantém bem parecida para qualquer modelo de qualquer empresa que utilize telas OLED. A empresa aproveitou a apresentação para reconhecer o valor do modo escuro, e pretende continuar implementando a função em seus aplicativos próprios.

Utilizando como base o app do YouTube — um dos poucos para Android que possui o modo escuro — a Google apresentou um outro gráfico que mostra que, comparado à utilização do app em seu design “natural”, o dark mode chega a economizar até 60% de uso da bateria, valor que pode ser a diferença entre carregar o aparelho mais de uma vez ao dia ou utilizá-lo durante o dia inteiro com uma única carga.

Comparando-se a versão clássica do app do YouTube com o mesmo app no dark mode, ambos com o vídeo pausado no mesmo quadro, o app mais escuro garante uma economia de até 60% na bateria do aparelho (Imagem: Google)

Apesar de ainda não estar caminhando no mesmo ritmo da Samsung (que tem como uma das principais características de sua interface One UI uma configuração que coloca todos os apps para trabalhar com modo escuro), a Google ao menos está reconhecendo que ter todos os apps baseados na cor branca pode não ser algo interessante para o usuário, e dar a eles a opção de escolha é algo que provavelmente deveremos esperar da empresa no futuro próximo.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *