Chrome 71 vai avisar quando um site tentar tirar dinheiro de você

Tudo sobre

Google


Além de possivelmente bloquear todos os anúncios de páginas que tiverem uma prática abusiva nesse sentido, a versão 71 do Google Chrome, a ser lançada em dezembro, trará outra novidade importante: o navegador vai emitir um aviso quando a página visitada tentar fazer cobranças do usuário sem que isso esteja discriminado de maneira clara.

Um exemplo: quando, para ter acesso a um link de download, por exemplo, a página pede que o usuário preencha um formulário contendo o número de seu celular. Em muitos desses casos, o usuário acaba cedendo seu número para serviços de faturamento sem saber e, ao receber a fatura mensal, se surpreende com a contratação de serviços que desconhece.

Formulário que pede o número do celular para permitir um download, por exemplo  (Imagem: Google)

Para que os sites não sejam sinalizados a partir do Chrome 71, eles terão que ser bastante transparentes com relação a qualquer cobrança que possa acontecer quando exigirem que o usuário informe seu número de celular, e também sem informar as taxas de maneira obscura, a ponto de o usuário não entender que será feita uma cobrança.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Alerta que o Chrome 71 passará a exibir nesses casos (Imagem: Google)

Fonte: Chromium Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *