29% dos brasileiros ouvem música pela internet todos os dias, aponta estudo

Pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que 29% dos brasileiros consomem música pela internet todos os dias. Divulgada por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o estudo TIC Domicílios 2017 apontou, ainda, que 50% da população recorre à internet para ouvir música, ver vídeos, programas, filmes e séries.

O estudo revelou que, diariamente, 27% dos brasileiros veem filme pela internet e 21% assistem a seriados. Apesar do consumo considerável de materiais culturais pela web, apenas 10% dos moradores do Brasil pagam pelo acesso a filmes e somente 5% faz o mesmo para ouvir música.

Sobre a origem dos conteúdos, o Cetic.br revela que 48% da população prefere músicas brasileiras, enquanto 28% prefere músicas estrangeiras. Nos filmes, há uma predileção maior por filmes estrangeiros na classe A, com 57% dos indivíduos assistindo à filmes estrangeiros — nas classes D e E, apenas 8% viram produções estrangeiras.

Os vídeos online são mais populares entre usuários de conexão banda larga — 57% das pessoas com esse tipo de conexão rápida consomem vídeo via internet. Além disso, 51% dos que usam internet tanto no celular quanto no PC ouvem música diariamente, mas esse número cai para 32% entre quem usa a internet exclusivamente no celular e 24% entre quem acessa a rede exclusivamente pelo computador.

Mais criadores de conteúdos

A produção de conteúdo para a web a partir do Brasil aumentou e foi de 31,1 milhões em 2013 para 44,7 milhões em 2017, revela o estudo. Esse número corresponde a 26% de toda a população brasileira com mais de 10 anos de idade. A mídia mais usada na produção de conteúdo próprio é a fotografia, usada por 24% dos indivíduos, com a produção amadora (divulgação de fatos cotidianos) sendo a mais popular (17%).

A pesquisa completa TIC Domicílios 2017 pode ser conferida neste link.

via Novidades do TecMundo

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