UPX Technologies pede cuidado com golpes que roubam dados do cartão de crédito

A empresa UPX Technologies, especialista em performance e segurança digital, divulgou na semana passada um alerta para a ação de criminosos sobre dados cadastrais de usuários de sites de varejos.

De acordo com a companhia, ao solicitar um cartão de crédito ao banco, um cliente pode ter seus dados extraviados ou desviados pelo próprio funcionário da instituição. Assim, tanto os dados do cartão quanto o nome e endereço do proprietário são disponibilizados a indivíduos mal-intencionados que, então, têm acesso a sites de cadastro e consulta de outras informações, como telefone, CPF, RG, nome dos pais, data e cidade de nascimento. Com os dados em mãos, os criminosos podem desbloquear cartões para compras indevidas em lojas de varejo.

De acordo com a UPX Technologies, os dados de cartão de crédito vêm sendo um dos principais alvos de ataques no Brasil. Até março deste ano, 77.300 casos foram registrados nas principais instituições financeiras do país, públicas e privadas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os cibercriminosos também fazem uso da técnica de phishing para o desbloqueio dos cartões, criando lojas virtuais falsas com layouts idênticos aos verdadeiros de grandes redes de eletrônico, simulando descontos e promoções.

As vítimas chegam até aos sites falsos através de links recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Nas páginas, acabam incluindo seus dados pessoais para a compra.

Para evitar as fraudes, a UPX recomenda que os sites das lojas sejam digitados no navegador para que seja feita a verificação da veracidade das promoções.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *