Leonardo Euler é nomeado novo presidente da Anatel

Já conhece a nova extensão do

Tecnoblog

?

Baixe Agora

O presidente Michel Temer nomeou o conselheiro Leonardo Euler de Morais para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Seu mandato irá até 4 de novembro de 2021. Euler ficará responsável pelo 5G no Brasil, e por uma decisão sobre as franquias na internet fixa.

Euler é formado em Ciências Econômicas e possui mestrado pela Universidade de Brasília (UnB), onde foi professor de Introdução à Economia. Ele já passou pela Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil) na função de analista.

O novo presidente da Anatel está na agência desde 2005 e foi assessor de conselheiros, gerente de acompanhamento econômico da prestação, e chefe de assessoria técnica. Ele integra o conselho diretor desde dezembro de 2016. É a primeira vez que um servidor de carreira é nomeado presidente. O decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5).

Anatel decidirá sobre 5G e franquias na internet fixa

Ao assumir a cadeira do seu antecessor Juarez Quadros, Euler terá como um dos principais desafios para os próximos quatro anos a implementação do 5G. Como conselheiro, o recém-nomeado já preside o Comitê de Espectro e Órbita da Anatel e defende que o leilão de frequências da nova geração do serviço de telefonia móvel ocorra até o final de 2019.

Além disso, a gestão Euler terá um papel decisivo sobre as franquias na banda larga fixa. Desde abril de 2016, está em vigor uma medida cautelar que proíbe as operadoras de limitarem ou bloquearem o consumo de dados, e a agência adiou para 2019 uma posição sobre o assunto.

Outro processo importante é que Anatel deverá continuar o processo de desligamento da TV analógica, que já ocorreu na maioria das capitais — o Brasil só deve migrar totalmente para o sinal digital em 2023.

Com informações: Poder360, Teletime.

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *