Lenovo abre loja de conveniências em Pequim sem funcionários humanos no caixa

Tudo sobre

Lenovo


As lojas “cashier-les” são uma nova tendência do varejo mundial, dispensando funcionários humanos no caixa e permitindo que os visitantes contem com a tecnologia para fazer suas compras. E a Lenovo é a mais nova empresa a entrar nesse meio, abrindo uma loja de conveniência em Pequim, na China, em que oferece comidinhas e bebidinhas sem que nenhuma pessoa precise atender seu pedido.

A loja foi chamada de Lenovo Lecoo Unmanned Store, com os clientes precisando acenar para um tablet equipado com uma câmera para que o reconhecimento facial seja feito. Ao identificar o perfil do cliente, o sistema da Amazon Go permite que os clientes peguem os itens desejados e saiam livremente, sem passar por nenhum caixa para pagamento — a cobrança é deduzida automaticamente de suas contas de pagamentos móveis devidamente cadastradas.

Cliente da loja tendo seu rosto reconhecido pelo sistema da Lenovo (Foto: Lenovo)

Ainda que pareça estranho uma fabricante de smartphones e computadores abrir uma loja de conveniência em que vende lanches e bebidas, a prática não é inédita. Também na China, existe a loja Hema, da gigante Alibaba, loja sem caixas que também vende lanches rápidos aos clientes. No país, apps como WeChat e Alipay são extremamente populares e, por isso, a população se adapta facilmente ao sistema de check-out com base em pagamentos via celular e reconhecimento facial.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No caso da Lecoo, a Lenovo explica que está usando esta primeira loja como um “programa piloto” para testar essas novas tecnologias, o que inclui aprimorar o sistema de reconhecimento facial em seus tablets e smartphones. E novidades estão à vista: a empresa quer, em breve, adicionar recursos como a possibilidade de fazer um pedido na loja para que ele seja entregue à sua casa posteriormente, bem como uma máquina inteligente de café que aprende as preferências de cada cliente.

Fonte: Lenovo, The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *