Enem 2018 | Canaltech explica a “pegadinha” no tema da redação deste ano

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 começou a ser aplicado neste domingo, 4, a fim de avaliar os conhecimentos dos que pleiteiam uma vaga em uma universidade de nome forte no Brasil. Como de praxe, o tema da redação é o ponto-chave de uma série de discussões de abordagem de especialistas e usuários nas redes sociais: sob o enunciado “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, os alunos devem criar dissertação de aproximadamente 30 linhas, detalhando e argumentando a veracidade e favorabilidade do tema.

Quando se fala em “comportamento de usuário” e “controle de dados”, é comum aos mais incautos pensar em “fake news”. Contudo, é válido ressaltar que este não é o tema central proposto e, embora possa ser usado como um fato a ser citado, embasar toda a redação nele pode levar à perda de pontos, afirma a professora de redação do Objetivo, Viviani Xanthakos, à reportagem da Folha de S. Paulo. “O candidato se limitaria muito ao falar apenas sobre fake news. Existe um universo enorme sobre o tema, desde um teste sobre signo a pesquisas sobre produtos, em que se compartilha uma série de informações e comportamentos”.

Enem 2018 sugere como tema de redação a manipulação do comportamento do usuário por meio do controle de dados: a pegadinha aqui é que o aluno evite o foco completo em fake news e se atente mais à como a geração delas leva à tomada de decisão de uma pessoa

Em outras palavras: a abordagem sugerida requer uma análise do fato (a coleta e controle de dados) e não da consequência (as fake news). Na TI, por exemplo, Big Data é, por definição, o armazenamento de uma quantidade massiva de dados de comportamento de consumidores (sem ver necessariamente “o que” estão consumindo) e a análise de tais dados para a criação de produtos e recursos tecnológicos mais próximos às preferências de consumo levantadas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A ideia do tema proposto na redação do Enem 2018, então, não é sobre os fatos atuais em si, mas como a manipulação de dados pode levar à criação desses fatos. Até mesmo o presidente Michel Temer, via Twitter, caiu nessa pegadinha quando cumprimentou os organizadores da prova, neste domingo:

Fonte: Folha de São Paulo (1) (2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *