NASA anuncia fim da missão da espaçonave Dawn

Neste primeiro de novembro, a NASA deu como finalizada a missão da nave Dawn.

 Após perder dois check-ins, um no dia 31 de outubro e outro ontem, a agência espacial norte americana concluiu que o combustível necessário para que Dawn mantivesse seus painéis solares voltados para o Sol, fazendo com que sua bateria fosse recarregada, chegou ao fim. Portanto, ela foi declarada oficialmente morta.

A equipe que acompanhava a trajetória da espaçonave já sabia que ela poderia ficar descarregada a qualquer momento. Mas isso não bastou para que a notícia causasse menos impacto para quem trabalhou diretamente em sua construção.

“O fato de a placa no meu carro dizer ‘Meu outro veículo está no cinturão principal de asteroides’ mostra o orgulho que sinto pela Dawn”, disse o diretor de missão e engenheiro-chefe Marc Rayman, em um comunicado à impressa.

Dawn foi lançada em 2007. Em seus 11 anos de missão, ela viajou 6,9 bilhões de quilômetros e explorou dois dos maiores objetos do cinturão de asteroides, que fica localizado entre Marte e Júpiter. Primeiro, ela orbitou o asteroide Vesta, depois se tornou a primeira e única nave a orbitar o planeta anão Ceres.

As informações capturadas a respeito de Vesta e Ceres fizeram os pesquisadores concluírem o quanto os dois corpos são diferentes em suas composições, o que foi de suma importância para eles compreenderem melhor a dinâmica do antigo Sistema Solar. Dawn tirou 95 mil fotos do espaço, totalizando mais de 167 GB de dados científicos coletados. Carol Raymond, principal investigadora da missão, afirmou que muitas descobertas ainda podem ser feitas a partir da análise deste conteúdo.

A carcaça de Dawn ainda vai permanecer na órbita de Ceres por mais 20 anos, sem combustível, totalmente incapaz de comunicação.

via Novidades do TecMundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *