Hyundai e Kia vão colocar painéis solares no teto e capô de seus carros

Já conhece a nova extensão do

Tecnoblog

?

Baixe Agora

As fabricantes sul-coreanas Kia e Hyundai divulgaram planos para colocar painéis solares em alguns de seus veículos. De acordo com as empresas, os primeiros carros de ambas as marcas que receberão a novidade são os híbridos e os que dependem exclusivamente de energia elétrica para andar.

A Hyundai, que é dona da Kia, disse que os primeiros modelos que chegarão aos consumidores com placas fotovoltaicas terão este componente no teto. Neste primeiro momento, que deve acontecer em 2020, os carros híbridos com os painéis serão capazes de recarregar entre 30% e 60% da bateria interna em um dia ensolarado.

Na segunda etapa as placas serão trocadas por materiais quase que transparentes e estarão instaladas nos tetos solares de carros, sem a necessidade de trocar a cor desta área ou de alterar visualmente o veículo. Em uma terceira etapa, que ainda está em testes, as placas estarão na lataria do capô e do teto de carros elétricos, mas ainda não há informações sobre a autonomia que a recarga pode adicionar com dois locais cobertos por sensores.

A Panasonic já criou painéis para equipar alguns modelos do Prius Prime do Japão e que, só com a luz solar, adiciona aproximadamente seis quilômetros para a autonomia total do híbrido. A ideia de estacionar o carro e, magicamente, a bateria voltar a ter parte da carga em um dia sem chuva, é bastante promissora para eliminar de fato a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Com informações: Autoblog e Hyundai.

via Tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *