Apple voltará a reduzir desempenho de iPhones, incluindo o X

Sabe quando você faz uma escolha ruim na sua vida e precisa arcar com as consequência por longos anos? Pois parece que é isso o que está acontecendo com a Apple em relação ao uso de baterias de íons de lítio. Em dezembro de 2017, a Maçã se envolveu numa polêmica quando o Geekbench denunciou um bug que assolava os modelos iPhone 6, 6 Plus, 6S Plus, 7 e 7 Plus, que perdiam potência após a atualização para versões mais recentes do iOS.

Depois da denúncia, a Apple admitiu que não se tratava de um bug, mas sim de uma decisão da empresa em limitar a capacidade de seus aparelhos mais antigos para proteger a vida útil da bateria. Com a confusão, a solução encontrada pela Apple foi oferecer novas baterias a preços reduzidos para os usuários da Maçã, programa de subsídio que se encerrará em dezembro de 2018.

Com a liberação do iOS 12.1, a Apple introduziu uma série de recursos atrativos, como é o caso do FaceTime em grupo e emojis diversos. Entretanto, as baterias de íon de lítio também estão presentes nos modelos de iPhone 8, 8 Plus e X, e novamente a Maçã decidiu por reduzir o desempenho dos modelos anteriores aos de 2018 frente às inovações do iOS. A diferença é que, desta vez, a empresa vai oferecer duas opções aos usuários donos de modelos antigos: ou eles topam a redução de desempenho de seus aparelhos, ou arcam com as consequências de não diminuírem, o que pode ocasionar diminuição da vida útil das baterias.

A seção "Saúde da Bateria" existe desde a versão 11.3 do iOS, lançada no início de 2018. Lá, é possível ver a situação da bateria do dispositivo e, para os aparelhos antigos, também avisa se há necessidade da troca do componente. "Com o iOS 12.1, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X incluem esse recurso, mas o gerenciamento de desempenho pode ser menos perceptível devido ao seu design de hardware e software mais avançado", diz uma nota oficial da Apple.

via Canaltech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *