Como o ping e a latência afetam o seu game

Seu jogo online está travando? Isso pode acontecer por uma boa quantidade de motivos, e muitas vezes pode não ser culpa do provedor de internet. Quase todas elas envolvem a latência, que é o tempo que a máquina demora para mandar os dados para o servidor. Então quais seriam as possíveis causas? E como resolvê-las?

Velocidade não é tudo

A verdade é que um jogo online pode travar mesmo com uma internet generosa. Contratar um plano de 100, 200 ou mesmo 500 Mbps não necessariamente garantirá um bom gameplay. A velocidade de plano anunciada se refere às velocidades de download e upload (tipicamente 10% da velocidade de download), mas nada diz sobre a latência. Dependendo da tecnologia utilizada, um plano mais modesto pode oferecer uma experiência de jogos online bastante superior.

Quanto menor o ping, melhor o desempenho do jogo em uma partida online.

Como descobrir se o problema está na latência? Basta usar a ferramenta de teste de velocidade do Canaltech e registrar o ping. Quanto menor, melhor, significando uma experiência mais fluida em jogos online. Mas se o plano tem velocidade suficiente e uma latência, onde mais pode estar o problema?

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Infraestrutura interna e hardware

O plano da operadora é bom e ele está funcionando de acordo com o contratado. Porém, isso quer dizer apenas sobre como a banda está chegando até a sua casa. Será que o seu roteador não está funcionando aquém do esperado? Será que ele está muito longe da máquina? Essas são questões que merecem ser investigadas caso a latência esteja atrapalhando na hora de jogar.

Basta imaginar que uma empresa de água mantém uma boa infraestrutura até a sua casa, mas a sua torneira está entupida. Após sucessivas atualizações de velocidade, o roteador utilizado pode não “estar dando conta”, seja por não cumprir as exigências nominais, seja por estar defasado.

Outro ponto é investigar a qualidade da conexão sem fio. Pode ser tanto o caso de a máquina estar mal localizada em relação ao roteador (muitas paredes, portas, assim por diante), ou até mesmo o mal funcionamento da antena wireless da máquina. E isso pode ser investigado: basta observar se a jogabilidade melhora com o uso da rede cabeada.

Conclusão

Muitos acabam atualizando a máquina na esperança de resolver lentidões na hora de jogar online. Porém, como vimos, as causas podem não ser culpa da máquina, mas sim da própria conexão. O que tem pouco a ver com a velocidade bruta em si, mas o tempo que os dados demoram para ir e voltar do servidor durante o jogo.

Dependendo do game, pode ser uma diferença entre um dead e um kill (já imaginou ver o inimigo chegando com 1 segundo que seja de atraso?). O mesmo vale para jogos de corrida, mesmo que a máquina consiga processar os gráficos com tranquilidade. Como dissemos, a ferramenta de teste de velocidade do Canaltech pode te ajudar a identificar e resolver esses problemas. Caso tudo esteja dentro do esperado, ela pode ajudar a verificar formas de melhorar a qualidade de conexão.

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *