Parceira da Apple é acusada de empregar estudantes na fabricação do Watch

A Quanta Computer, uma das maiores parceiras de fabricação da Apple e principal responsável pela fabricação do Watch, está sendo acusada de empregar estudantes irregularmente em uma de suas unidades na China. De acordo com relatório da Sacom, organização em prol dos direitos humanos e de condições ideais de trabalho, alunos de 16 a 18 anos estariam sendo submetidos a estágios irrelevantes e longas horas de trabalho, incluindo horas extras.

As denúncias aparecem em um relatório publicado neste final de semana, fruto de visitas feitas pela instituição em fábricas da Quanta Computer ligadas ao Apple Watch. De acordo com o documento, pelo menos 28 estudantes foram identificados em condições irregulares de trabalho, realizando tarefas rotineiras da linha de montagem no que seria um estágio sem valor educacional algum. Muitos afirmaram nem mesmo ter relação com cursos de tecnologia ou eletrônica, mas que foram forçados a trabalhar na fábrica sob ameaça de repetência.

Além destas, estariam entre as irregularidades as longas jornadas de trabalho, que muitas vezes chegariam a 12 horas diárias e incluiriam turnos noturnos, entre às 20h e às 8h. Longas horas extras também seriam impostas aos alunos que, em alguns momentos, teriam apenas uma folga semanal. Além do pouco tempo para estudar, os alunos alegam que seus professores teriam dito que nenhum deles poderia se formar sem o trabalho a ser realizado na unidade da Quanta Computer.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Um dos casos mais detalhados é o de um aluno não identificado, do curso de mecânica. Ele teria relatado a um de seus professores que não estaria disposto a trabalhar na fábrica e, após uma dura conversa, viu seu pai sendo chamado à instituição de ensino para um papo de mais de uma hora com o tutor. Na sequência, o jovem recebeu ainda mais pressão do familiar até que não viu outra opção a não ser aceitar o trabalho.

A unidade acusada de irregularidades fica no distrito de Chongqing, da China, enquanto o grupo de estudantes empregados irregularmente seriam parte de uma onda de contratações realizada em setembro. A Quanta Computer é uma das grandes parceiras na produção do Apple Watch, sendo a única responsável pela fabricação de relógios das séries 1, 2 e 4, com grande participação, também, nas remessas do terceiro modelo do dispositivo.

Em resposta, a Maçã disse estar investigando as acusações feitas pela Sacom e ter tolerância zero para irregularidades dessa categoria. A companhia voltou a afirmar seus valores relacionados aos direitos trabalhistas e respeito aos funcionários de suas unidades, o que se reflete, também, nos parceiros de manufatura. Ainda, prometeu revelar os resultados assim que possível e tomar ações imediatas caso as denúncias sejam cconfirmadas.

Fonte: Sacom, Finantial Times

via Canaltech

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *