Direitos civis foi o tema mais discutido no Twitter durante dia de votação

Segundo rede social, conversas em torno do segundo turno somaram quase 8 milhões de tuítes no mundo


Milhões de brasileiros – e bots – recorreram ao Twitter para discutir temas e sentir o termômetro do segundo turno das Eleições 2018. Segundo a rede social, de 0h às 20h deste domingo (28), o tema mais comentado em Tweets sobre as #Eleições2018 foi Direitos Civis, seguido de Corrupção, Segurança, Educação e Economia. 

Ao todo, as conversas em torno do dia de votação somaram 7,7 milhões de Tweets no mundo – o volume é 83% maior do que o dia de votação do segundo turno das eleições de 2014.

As redes sociais e aplicativos de mensagem, mais precisamente o WhatsApp, tiveram papel expressivo durante essas Eleições. Para muitos especialistas, o WhatsApp – tendo dado vazão a uma série de boatos – conseguiu esvaziar o debate político. Se nas eleições passadas, de 2014, o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão ainda tinha papel importante na decisão do voto, nestas eleições, com a popularização dos smartphones e de aplicativos que os habitam, eleitores e políticos migraram suas estratégias de comunicação para as plataformas móveis.

Familiares, amigos e colegas de trabalho se tornaram cabos eleitorais engajados, compartilhando inúmeras mensagens por dia, por vezes falsas, como atestou avaliação de 347 grupos de WhatsApp feita pelos professores Pablo Ortellado (USP), Fabrício Benvenuto (UFMG) e a Agência Lupa de checagem de fatos. O estudo mostra que entre as imagens mais compartilhadas apenas 8% podem ser classificadas como verdadeiras.

 

 

via IDG Now!

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *