Companhia privada chinesa falha em lançamento de foguete orbital

Companhias privadas chinesas vêm avançando no desenvolvimento de foguetes para viagens e algumas tentativas até conseguiram alçar voos mais próximos da órbita — mas até agora, nenhuma deles obteve sucesso. A última tentativa aconteceu no sábado (27), quando o terceiro estágio do propulsor Zhuque-1, da empresa LandSpace, falhou.

O episódio aconteceu no centro de lançamentos Jiuquan Satellite, no deserto de Gobi. O Zhuque-1 carregava um satélite que seria responsável por transmitir a série de tevê “Cheers Science”, para a estatal CCTV. Ainda não há muitos detalhes sobre o que causou o defeito.

Embora as coisas não tenham saído como o esperado, a companhia celebrou o bom funcionamento dos dois primeiros estágios do Zhuque-1. Além disso, a LandSpace comemorou o fato de ser a primeira firma espacial privada a conseguir licença para o lançamento de foguetes ao espaço.

china espaçoFonte: LandScape

Agora, a startup adianta que continuará tentando, porém, não há um comunicado claro sobre quais serão os próximos passos da LandSpace. Ao lado da OneSpace, ela vem sendo o principal nome nos últimos meses no objetivo que a China tem de competir com os Estados Unidos e as companhias SpaceX e Blue Origin.

A maior diferença é que, enquanto as empresas chinesas recebem apoio do programa espacial do governo chinês, as companhias ianques, mesmo sem tantos incentivos com verba, seguem com projetos mais independentes.

via Novidades do TecMundo

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *