Hyundai lança dois Exoesqueletos para auxiliar na montagem de veículos

O mercado automobilístico está cada vez mais concorrido, com empresas sendo adquiridas em boa parte do tempo. Com uma expansão mais comedida do que em décadas anteriores, a inovação não só dos próprios veículos como também dos meios de produção tem um destaque ainda maior. Novos insumos, mais tecnologia, design e mão de obra eficiente estão entre os principais focos das montadoras. Com isso, a divisão de robótica da Hyundai desenvolveu dois aparelhos para auxiliar os funcionários nas atividades fabris.

Os modelos têm focos distintos. O Hyundai Exoesqueleto Chairless (H-CEX) foca na proteção da região inferior do corpo. Os pontos de fixação são concentrados nas coxas, cintura e joelhos. A ideia é reduzir o stress gerado pelo tempo em pé durante a produção. O item ainda suporta um corpo de até 150 quilos. Os primeiros testes foram realizados em 2017, na fábrica da montadora nos Estados Unidos.

Já o Hyundai Exoesqueleto Vest (H-VEX) pretende aliviar o esforço no pescoço e nas costas dos usuários. Os testes para este modelo deverão começar no fim deste ano também na terra do Tio San.

Lembrando que esta iniciativa não é inédita. A Ford possui um modelo de Exoesqueleto espalhado em mais de 15 fábricas ao redor do mundo e aqui no Brasil, a Fiat possui alguns modelos similares. O futuro das montadoras passa muito por essa evolução tecnológica e as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia para a produção automotiva.

via Novidades do TecMundo

Publicado por Carlos Trentini

Eu, eu mesmo e eu, agora e nas horas vagas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *